Entretenimento

Boa Vista terá eventos em comemoração à data

Dia Mundial do Rock é comemorado nesta segunda-feira, 13 de julho

Para celebrar o dia 13 de julho, data em que se comemora o dia mundial do Rock, Boa Vista terá eventos dedicados à data. O primeiro será nessa quinta-feira (16), quando a Casa do Neuber fará um especial com Ben Charles e Los The Os a partir das 23 horas.

Na sexta-feira (17), o Antique Pub promove a festa ‘6ª Indie Rock – Dia mundial do Rock’ que apresenta as bandas Bluts, Veludo Branco, Rádio Bali e Ditambah a partir das 22 horas.

E no sábado, o Coletivo Canoa Cultural realiza o festival “Dia Mundial do Rock” onde terá uma apresentação com trinta bandas locais no Mirandinha a partir do meio dia até as 22 horas.

ROCK EM RORAIMA

A data é comemorada por roqueiros de todo o mundo, desde que o músico Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou o Live Aid em 1985. A combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial tocou em prol da fome na África. A data do festival se transformou em aniversário do Rock.

Em Roraima, o cenário se destaca pela colaboração das bandas. De acordo com Victor Matheus, agente cultural, músico e vocalista da Veludo Branco, para se realizar um evento de rock é preciso de muito esforço conjunto das bandas e do público. “A data tem um significado a mais pra quem se dedica a esse estilo musical e não poderia passar em branco. O dia do rock é especial para todos nós”, comentou o fã de carteirinha.

Segundo o coordenador do coletivo Canoa Cultural, Manoel Rolla, responsável por uma série de eventos dedicados ao rock e à arte, mais de trinta bandas se inscreveram para participar do festival que irá acontecer no Mirandinha, inclusive algumas da Venezuela. “As inscrições foram feitas por e-mail, as bandas não irão receber cachê, a iniciativa surgiu para não deixar de passar a data em branco.” relatou. Segundo ele, os shows terão duração de 30 minutos para cada banda.

DIA MUNDIAL DO ROCK

No dia 13 de julho, o mundo homenageia o ritmo musical mais revolucionário de todos: o Rock n’ Roll. A data surgiu quando o primeiro Live Aid foi celebrado, em 1985. O evento foi um festival de música beneficente, destinado a arrecadar fundos para as vítimas da fome na África, e aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, considerado o maior show de rock da história, organizado por Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats.

O show tornou-se marcante, pois contou com a presença de músicos e bandas como Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops e Beach Boys.

Além de épico no cenário musical, o show ainda contou com uma característica que fez com que todos os participantes fizessem a diferença não só na música, mas também na sociedade, pois toda a renda arrecadada durante os shows seria revertida para fundos de combate à fome e à miséria na África.