Cotidiano

Boa Vista tem 9.708 casos suspeitos de hepatites

Índice de infectatos com hepatite A é maior nos primeiros dez anos de vida

As hepatites virais representam um grave problema de saúde pública. As hepatites B e C quando crônicas são consideradas doenças silenciosas, pois muitas vezes não apresentam sintomas.

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou um perfil epidemiológico das doenças em Boa Vista.

No período de 2010 a 2015, foram notificados 9.708 casos suspeitos de hepatites virais em Boa Vista.

Desses, 4.707 foram descartados e 945 foram confirmados em laboratórios. A hepatite viral do tipo A teve a maior incidência em Boa Vista no ano de 2012, com 3468 casos a cada 100 mil habitantes.

O representante do Ministério da Saúde, Nilson Gome relatou que Ministério tem investido em políticas públicas para o diagnóstico precoce e ao tratamento gratuito.

“Temos investido cada vez mais em prevenção, no diagnóstico precoce e no tratamento gratuito. É importante que a população faça o teste rápido e também detecte a doença cedo. Quando os sintomas aparecem já não tem mais quase nada para fazer, é uma doença silenciosa”, alertou.

A técnica da Coordenação Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, Jacqueline de Aguiar, falou sobre as faixas etárias com maior incidência dos casos de Hepatite em Boa Vista.

“Podemos observar que na capital, a hepatite A tem uma grande concentração na primeira década de vida. A vacina contra essa doença foi implantada nos primeiros anos de vida justamente por isso. O Brasil segue esse mesmo perfil epidemiológico. Em relação à Hepatite B, a maior incidência é a partir dos 15 anos, pois é uma fase em muitos iniciam a atividade sexual e até mesmo o uso de drogas” explicou.

A técnica explica ainda que a vacina para Hepatite B está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.

“É importante que sejam realizadas as três doses para combater a doença. Tomando essa vacina o paciente também fica imune ao vírus Delta, pois ele precisa do vírus B para poder se manifestar. A hepatite C tem maior incidência na fase adulta. Em Boa Vista, é na faixa de 50 a 56 anos em que há mais portadores desse vírus”, disse Jacqueline.

Com informações da Prefeitura