Cotidiano

Boa Vista sediará fórum nacional de reitores de universidades esta semana

O 61º Fórum Nacional de Reitores será realizado de quarta a sábado, no Eco Hotel, com o tema sobre empreendedorismo

Boa Vista irá sediar o 61º Fórum Nacional de Reitores, organizado pela Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O tema este ano é “O empreendedorismo na gestão universitária: desafios, soluções e inovação na contemporaneidade”. Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, no domingo, 19, o presidente da entidade, o reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Aldo Nelson Bona, destacou a importância destas universidades para o ensino superior no Brasil. 

Bona informou que hoje, no Brasil, 42% das vagas ofertadas para o ensino superior são em universidades públicas estaduais e municipais. “Estas instituições de ensino exercem um importante papel nas cidades onde estão localizadas. A maior dificuldade enfrentada pela grande maioria delas é a captação de recursos, já que elas não recebem verbas do Governo Federal, como acontece com as instituições federais”, disse.

Ele lembrou que o poder Executivo, seja ele municipal ou estadual, não pode investir recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), pois, como o nome já diz, o recurso é voltado somente para o ensino básico, não podendo ser utilizado para outra finalidade. “Queremos discutir um modelo de financiamento para estas instituições, que o Governo Federal possa atuar junto a elas, assim como faz com instituições particulares, financiando a entrada de alunos por meio do Programa Universidade para Todos [ProUni]. A falta de recursos é crônica, até mesmo em instituições federais”, explicou.

O reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Regys Freitas, que também participou da entrevista, afirmou que, no Paraná, no sul do Brasil, as universidades estaduais e municipais recebem 5% da receita do Estado. “Isso permite a promoção de mais investimentos no ensino superior. Aqui, em Roraima, a Uerr e a Universidade Virtual de Roraima [Univirr] não chegam a receber 1% da receita estadual. Durante o Fórum, iremos propor a melhor forma de solicitar esses recursos, para que eles possam ser garantidos em legislação”, disse.

PROGRAMAÇÃO – As atividades do Fórum devem ocorrer nas dependências do Boa Vista Eco Hotel, localizado na Avenida Glaycon de Paiva, 1240, no bairro Mecejana. A Cerimônia de Abertura será realizada na quarta-feira, dia 22, a partir das 20h. Já as palestras e apresentações das câmaras técnicas estão previstas para quinta e sexta-feira, 23 e 24, das 9h às 18h. Já o sábado, 25, será destinado para a realização de uma atividade cultural.

ABRUEM – A Abruem, criada em 1991, é uma das mais importantes entidades do Ensino Superior Brasileiro e da América Latina. Atuando diretamente em 22 estados do Brasil, por meio de suas 45 universidades associadas, a Abruem busca aprofundar permanentemente as discussões de temas prioritários para a agenda do Ensino Superior, sempre almejando a harmonia entre Ensino, Pesquisa, Extensão, Inovação e Internacionalização.