Cotidiano

Boa Vista encerra campanha em três escolas

Durante os 12 dias de campanha, foram aplicadas 360 doses de vacinas em toda a Capital

A Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do cartão de vacinas de crianças e adolescentes encerrou em Boa Vista. Os trabalhos tiveram início no dia 11 de setembro e terminaram neste último sábado, dia 23, em três escolas municipais da Capital, que receberam o público-alvo a ser imunizado contra diversas doenças. A campanha faz parte de uma estratégia que o PNI (Programa Nacional de Imunização) vem adotando com a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com atraso em esquemas vacinais.

Segundo a coordenadora de Imunização do Município, Márcia Figueiredo, as escolas que receberam a campanha neste sábado foram escolhidas com base na demanda das regiões. Foram elas: Palmira de Castro, no bairro Professora Araceli Souto Maior; Ioládio Batista, no bairro São Bento e Laucides Inácio Oliveira, no Conjunto Pérola. Os atendimentos se iniciaram por volta de 13h e seguiram até as 17 horas.

“O sábado foi a conclusão da nossa campanha de Multivacinação. Nós desenvolvemos uma estratégia diferente esse ano. Dividimos as unidades por macro área, deixado algumas abertas até às 22 horas. O objetivo é atender aquelas crianças que os pais não puderam levar devido a rotina de trabalho. Esse horário diferenciado foi praticado do dia 13 ao dia 21 de setembro”, explicou.

Ela lembrou que a campanha de multivacinação é caracterizada por ser uma campanha de chamamento para atualização do cartão de vacina. “Essa campanha não é voltada para uma única vacina como outras. A criança ou adolescente que vêm até a unidade de saúde irá tomar todas as que estão atrasadas e as que estão na data”, explicou ao ressaltar a importância de preservar o cartão de vacina. “O cartão de vacina é que comprova que uma pessoa está imunizada, além de indicar quando os esquemas vacinais devem ser renovados”.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 360 doses foram aplicadas. “Não foi um número alto, porém se considerarmos que a campanha de multivacinação teve intuito maior de atualização, a campanha foi muito positiva. Tivemos muitos casos de pessoas que compareceram às unidades de saúde, mas que estavam com o cartão em dia e foi feita somente a avaliação do cartão e anotação do comparecimento dessas pessoas”, comentou Márcia.

A coordenadora de Imunização ressaltou ainda, que todas as vacinas estão à disposição da população nos postos de saúde no decorrer do ano. “Muitas pessoas só se lembram de tomar vacina em época de campanha, mas as unidades de saúde estão abertas o ano inteiro, basta procurar a mais próxima de sua casa e se vacinar”, garantiu.