CARNAVAL
Bloco do Mujica reúne artistas e brincantes durante ensaios
Gostei (5) Não gostei (0)
O Bloco deverá desfilar na avenida no dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval
Por Raisa Carvalho
Em 11/01/2018 às 00:10
O Bloco do Mujica foi criado em 2014 (Fotos: Natasha Sarah)

Criado em 2014, o Bloco do Mujica reúne artistas e brincantes que simpatizam com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Os ensaios já iniciaram e ocorrem todos os domingos no Espaço Paricarana, localizado na BR-174, em frente ao Pátio Roraima Shopping. Os ingressos custam R$ 10,00 e serão destinados à estrutura e som para o dia em que o Bloco passará pela avenida.

De acordo com um dos membros do Mujica, o escritor e poeta Jaime Brasil, o bloco do Mujica criou uma rota alternativa para quem quer pular o carnaval. Ano passado, os brincantes desfilaram na Avenida Ville Roy, em frente à antiga Casa do Neuber, e reuniram mais de três mil pessoas. “Este ano estamos aguardando a confirmação da Prefeitura para fechar a avenida”, disse. O Bloco deverá desfilar no dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval.

O bloco sempre foi uma reunião de artistas como George Farias, Neuber Uchôa, Leka Denz, Dibob, Jamrock, entre outros. São alguns dos que animam a noite. Além de músicos, o grupo também conta com escritores, artistas plásticos, atletas, professores e jornalistas. No trio elétrico, várias músicas regionais irão ganhar ritmo carnavalesco.

“O carnaval do Mujica vem ganhando força devido a sua espontaneidade, o público participa da maneira que quiser, não tem exigência de abadá, não há nenhum tipo de cobrança, é um bloco livre, esse é o principal atrativo”, explicou Bebeco Pujucan, da banda Jamrock.

Os ensaios chegam a reunir 200 pessoas. “A cada ano vem aumentando o público, no dia que chega o carnaval, é um verdadeiro fenômeno, a reprodução da nossa cultura secular de brincar o carnaval. Um grande número de pessoas que normalmente nós não encontramos nos ambientes festivos durante o ano, pessoas inclusive que passam o ano inteiro sem extravasar, aproveitam essa data para curtirem. São todos os tipos de pessoas, o carnaval traz essa permissividade. É como se houvesse um contrato social, que durante o carnaval você pode fazer coisas e se comportar de uma maneira, que normalmente, você não faz, vestir roupas que não usaria. O Mujica catalisa essa tradição. Esse é o espírito do carnaval, essa brincadeira”, disse Jaime.

Pepe Mujica

Pepe governou o Uruguai durante os anos de 2010 a 2015, ficou conhecido por um governo progressista e pela simplicidade que resolveu adotar durante seu mandato. O ex-presidente rejeitou os benefícios da presidência e recusou a viver no Palácio Presidencial ou ter um “cortejo motorizado”. Mujica vive em uma casa de apenas um quarto na fazenda de sua esposa e dirige um fusca de 1978.

Serviço
Ensaios do Mujica
Data: Todos os domingos até o Carnaval
Hora: 18 horas
Local: Espaço Paricarana
Endereço: BR-174, em frente ao Pátio Roraima Shopping

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!