Cotidiano

Basa realiza Dia “D” para regularização de dívidas rurais

Em entrevista ao Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, neste último domingo, dia 24, o gerente geral do Basa (Banco da Amazônia) em Roraima, Liércio Soares, anunciou que nesta segunda-feira, dia 25, é o dia “D” para regularização de dívidas rurais. As agências de Boa Vista e Caracaraí estarão com as portas abertas para o homem do campo que tenha débitos com a instituição, oferecendo até 85% de desconto à quitação. 

Segundo Soares, a ação é prevista na lei 13.340/2016, que permite que agricultores recebam descontos para liquidação de dívidas contratadas no setor rural. “Além da vantagem da renegociação o produtor que possui débito com o banco pode ter descontos e até mesmo carência de três anos para início das amortizações, com processo simplificado de análise da dívida. Os juros da renegociação variam de 0,5% a 3,5% ao ano, para agricultores familiares e grandes produtores”, explicou.

Os interessados em quitar dívidas com o Basa podem procurar a instituição até o dia 30 de dezembro ou procurar os órgãos de Assistência Técnica para buscar mais informações. “A campanha de renegociação segue até o final do ano. O dia ‘D’ é apenas uma forma de chamar a atenção dos produtores para a oportunidade, mas é importante ressaltar que os devedores não percam o prazo, pois a oportunidade é única”, declarou.

APP – Ainda durante a entrevista, o gerente geral do Basa em Roraima também falou sobre o aplicativo Banco da Amazônia Simulador do FNO, ferramenta que está disponível aos empreendedores clientes ou não clientes e permite que seus usuários conheçam as linhas do FNO (Fundo Constitucional de Financiamento do Norte).

“No aplicativo o usuário pode fazer simulações para os mais diversos segmentos da economia como comércio, serviços, indústria, agronegócio, inovação tecnológica, reflorestamento e agricultura familiar, ou seja, todas as áreas de atuação do Basa. A aplicação está disponível para as plataformas iOS e Android”, detalhou.

Além de simular as parcelas, o empreendedor cliente ou não cliente poderá enviar uma proposta simplificada para que o gerente mais próximo possa realizar o contato e agilizar o acesso ao crédito abreviando os caminhos para atingir os objetivos do empreendedor.

EDITAIS DE PATROCÍNIO – Soares também informou que o Basa prorrogou para até o dia 30 de setembro o prazo de inscrições nos Editais Públicos 2018 para patrocínio cultural, social, esportivo, ambiental e de artes visuais. “O banco disponibiliza recursos para incentivar e apoiar projetos nas áreas de feiras, exposições, ambiental, social, cultural e esportivo. As inscrições estão abertas desde o dia 14 de agosto”, informou.