Entretenimento

Barrinhas de cereal são opção prática e saudável para manter energia dos foliões

As barrinhas de cereais são práticas e fáceis de levar para qualquer lugar, elas podem ser uma boa opção para quem quer aguentar de pé e com disposição os cinco dias de carnaval.

Disponíveis em diferentes tipos, marcas, sabores e composição nutricional, elas melhoram o funcionamento do sistema digestivo e o trânsito intestinal, além de serem grandes aliadas para suprir ou, pelo menos, minimizar a vontade de comer doces.

De acordo com a nutricionista Luciana Santana, cuidar da saúde e da alimentação é fundamental para curtir a folia. Segundo ela, a barrinha de cereal é ideal para matar a fome de forma saudável e prática a qualquer momento, promovendo saciedade e dando energia aos foliões que terão uma programação intensa entre festas, bloquinhos e desfiles.

“As barras de cereais podem ser práticas para garantir a energia durante o carnaval, sim. Porém, devemos preferir sempre as barras com teor maior de fibras e com oleaginosas na composição como castanhas, nozes, amêndoas e amendoins”, ressalta.

As barrinhas são ricas em ácidos graxos insaturados, proteína vegetal, vitaminas e minerais, além de serem consideradas fontes de fibras alimentares.

O snack também é rico em antioxidantes, que estimulam a imunidade, facilmente perdida nos cinco dias de festa, período em que as pessoas dormem pouco e gastam muita energia.

Ela ainda lembra que, devido à grande ingestão de bebidas alcoólicas na data, há uma maior necessidade de manter as taxas de glicose equilibradas. “As barrinhas são capazes de repor o carboidrato perdido pelo consumo intenso de álcool, diminuindo seus efeitos adversos no organismo”, completa.

Porém, assim como qualquer outra fonte de energia, as barras de cereais têm que ser consumidas com moderação e jamais usadas para substituir as refeições, uma vez que não possuem qualidades nutricionais completas.

Para acompanhar o lanche, outra fonte de energia muito boa que pode manter a hidratação durante e depois do consumo de bebida alcoólica são os sucos naturais.

“Combinações de laranja com guaraná e amendoim são excelentes alternativas. Sucos de frutas naturais mais energéticos como melancia, tangerina, e o próprio açaí”, explica.

É importante ingerir o suco logo após o preparo para que os nutrientes sejam completamente aproveitados. Para facilitar, é possível congelar frutas e deixá-las prontas apenas para liquidificar.