Cotidiano

Barreira deve impedir entrada de estrangeiros com antecedentes criminais

Uma reunião que ocorrerá esta semana com representantes da Secretaria Estadual Extraordinária de Gestão Internacional (Seegi), Exército venezuelano e Guarda Nacional bolivariana deve selar um acordo para implantação de uma barreira no município de Sierra Lema, Estado de Bolívar, para impedir a entrada de venezuelanos procurados e com antecedentes criminais no Brasil.

A informação foi dada pela secretária adjunta da Seegi, Maria de Fátima Araújo, que irá representar o Estado na reunião. “A ideia é trabalhar maneira em conjunta para compartilhar informação entre autoridades brasileiras e venezuelanas para ver as pessoas que estão sendo procuradas pela Justiça venezuelana”, disse.

Proposta parecida para criação de um posto de controle onde dados criminais de venezuelanos fossem checados antes da entrada deles no país chegou a ser apresentada pelo Governo de Roraima durante a visita do presidente Michel Temer (MDB) ao Estado, mas foi descartada por conta de relações diplomáticas entre os dois países.

“Hoje ainda não estão sendo impedidos. O trabalho será feito após a reunião em Puerto Ordaz, aonde iremos levar a proposta para criar um filtro em Sierra Lema, que é a única entrada e saída, não existindo possibilidade de passar por cabriteiras [atalhos] e furar os bloqueios”, destacou a secretária.

Segundo ela, uma comissão será montada pelas forças de segurança da Venezuela, que disponibilizarão um sistema na barreira para checar se os estrangeiros possuem antecedentes criminais ou estão sendo procurados pela Justiça venezuelana. “A intenção é evitar que essas pessoas passem pela fronteira e entrem no Brasil. É uma espécie de triagem que seria feita pelas Forças Armadas da Venezuela”, contou.

A secretária relatou que produziu um relatório sobre a crise migratória, em que consta o aumento da criminalidade na fronteira com o Brasil após a chegada de alguns venezuelanos com ficha criminal. “Vem tráfico de armas, drogas, e tudo isso coloquei no relatório. Desde 2015 venho solicitando a montagem do centro de triagem. Não é que será proibida a entrada dos venezuelanos, mas isso será feito de forma controlada”, frisou. (L.G.C)