Cotidiano

Barracos são destruídos e queimados durante desocupação no Bom Intento

Aproximadamente 200 famílias que residem na área de invasão do Bom Intento, zona rural de Boa Vista, foram surpreendidas, na manhã de ontem, 20, pela visita de servidores da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Guarda Civil Municipal  e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar. De acordo com relatos dos moradores, as residências de madeira erguidas na região foram destruídas, queimadas e o local desapropriado.

Uma técnica de enfermagem da rede municipal de Saúde, disse à Folha que a visita dos servidores e policiais gerou um grande tumulto no local. “Eles não perguntaram e nem comunicaram nada a ninguém.

Simplesmente chegaram e saíram destruindo tudo e depois atearam fogo nos barracos. As famílias se desesperaram e muitas estão sem ter para onde ir agora”, denunciou a mulher, que preferiu não se identificar com medo de retaliação.

Outro morador, que também preferiu não se identificar, disse que chegou a discutir com agentes da Guarda Civil após ter sua residência destruída. “É um absurdo o que eles estão fazendo com a gente. Moramos aqui há anos e já nos estruturamos. Gastei dinheiro para erguer a casa, mesmo que seja de madeira. Fazia muito tempo que ninguém nos incomodava. Eles simplesmente chegaram sem dizer nada e começaram a limpar o Bom Intento. Nem nossas ferramentas de trabalho deixaram a gente pegar de volta”, desabafou.

Conforme os relatos, caminhões e máquinas foram utilizados para realizar a desocupação. A região do Bom Intento é habitada, em sua grande maioria, por agricultores e comerciantes e é formada de grande parte de área de preservação ambiental.

PREFEITURA – Através de nota enviada à Folha, a Emhur informou que é responsável pela disciplina da ocupação do solo urbano e, nessa condição, tem o dever imposto por lei de atuar no sentido de evitar o parcelamento irregular do solo.

“Dando cumprimento ao dever, os fiscais da Emhur, em parceria com a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Bope, fizeram a retirada de barracos construídos de forma irregular na área de expansão urbana, na região do Bom Intento. A desocupação foi uma medida adotada pela Prefeitura para evitar que se criem aglomerados sem a menor condição de habitação. No caso específico do Bom Intento, a Emhur esteve anteriormente no local negociando a retirada dos invasores e dando como prazo final o dia 20 de fevereiro”, explicou.

A nota também informou que, ao chegar ao local pela manhã, as equipes não encontraram quase ninguém ocupando a área. “Após essa constatação, foi autorizada que qualquer obra no local fosse derrubada. O local foi invadido inicialmente por mais de 200 pessoas que levantaram barracos sem a menor condição de moradia”.

Em relação às invasões, a Prefeitura informou que se manterá alerta em função das frequentes manobras de ocupação irregular, “que buscam criar cenas de invasão na Capital e que colocam em risco a boa-fé de alguns moradores que necessitam de um lugar para morar”. “Tais ações prejudicam o desenvolvimento ordenado da cidade, o que compromete o futuro do planejamento urbano de Boa Vista”, destacou.

Para autorizar novos loteamentos, a Prefeitura informou que, por meio de seus órgãos, tem analisado todos os pedidos que lhes são entregues e dado o tratamento jurídico adequado. “A Emhur dispõe de uma equipe de plantão semanal e diurna que fiscaliza e coíbe tanto a invasão como o parcelamento irregular do solo”.