Cultura

Bandas se reúnem em solidariedade para venezuelanos refugiados

Evento pede doações de roupas e alimentos não perecíveis. Os shows ocorrem nesse domingo (03) a partir das 17 horas

As bandas Bolivar Blues, Jamrock e Dr. Yoko se reúnem em prol dos venezuelanos refugiados que moram em abrigos em Boa Vista. O evento ‘Quintal dos Panas’ será realizado nesse domingo (03) no Espaço do Quintal e pede doações de roupas, alimentos não perecíveis e produtos de higiene ou o valor de R$10,00. O Espaço do Quintal está localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, 2266, São Vicente.

De acordo com Ana Gabriela Gomes, vocalista e instrumentista da Jamrock, a proposta do evento é arrecadar mantimentos, vestuário e outros recursos para os refugiados em Boa Vista, além de repudiar a xenofobia. A artista lembra que os venezuelanos estão vivendo em condições precárias. Os que não estão morando nas ruas, vivem em abrigos.

“Queremos promover a solidariedade de forma não preconceituosa, não importando portanto com nacionalidade, cor, orientação sexual ou quaisquer aspectos de diferença cultural em relação à nossa, com o intuito de agir com respeito, solidariedade, empatia” frizou.

Ainda de acordo com a organização, os mantimentos e vestuários serão repassados diretamente em mãos ao representante dos grupos de refugiados.

Bolivar Blues

Fundada em 2012 na cidade de São Francisco, Califórnia, pela norte americana Zoe Clara e o venezuelano Benjamin Mast, o grupo já se apresentou em diversos países, entre eles a Argentina que recebeu muito bem o grupo de soul rock.

Zoe nasceu em uma região de nova York que é famosa pela música, o local ficou conhecido pelo festival de Woodstock em 1969. E Benjamim pertencia a outras bandas e outros projetos musicais quando se conheceram. O grupo fica completo com o baixista Erick Balbás, o baterista Jon Nelson Silva, e Victor Grillet no saxofone.

Hoje, a banda é referencia musical na fronteira entre o Brasil e a Venezuela e recebe influencias de grandes nomes da música como The Rolling Stones, Beatles, Bill Withers, Amy Winehouse, James Brown, Etta James, Muddy Waters, Oscar de Leon, Chavela Vargas, Gilberto Gil, Creedence Clearwater Revival, Bob Dylan e Cream.

O som reflete a sua formação multi-étnica, mas tendo sua base principalmente nos gêneros afro-culturais através de uma gama de estilos diversos. Rock and roll, blues, country, rhythm and blues, jazz, pop, techno, e hip hop estão entre os gêneros musicais da banda que vem sendo reconhecida internacionalmente.

Doctor Yoko

Mesclando a cultura do Brasil e da Venezuela com uma pegada de rock alternativo, a Doctor Yoko uniu brasileiros Will Ribeiro (Baixo), André Deco (baterista) e o venezuelano Israel Perera (Vocal/guitarra) que sonhavam em fazer música autoral.

O power trio apresenta músicas com influências de estilos diversos, desde reggae, country e rock alternativo, que mostram a integração entre os dois países, carrega toda aquela sensibilidade da banda, mas sem perder os fortes riffs de guitarra.

Israel, que mora em Santa Elena do Uairén na Venezuela, na divisa com o Brasil visita Boa Vista constantemente para shows e ensaios com a banda.

As letras da Doctor Yoko são todas em espanhol, escritas por Israel Perera. Elas falam sobre o cotidiano do músico, histórias engraçadas e momentos importantes que marcaram a sua vida.

Jamrock

Formada por Ana Gabriela (voz e guitarra), Hyago Moura (voz e guitarra), Hugo Pereira (voz e baixo), Ícaro Leony (bateria) e Bebeco Pujucan (samples e gaita) e com sete anos de carreira, a banda se consolidou e suas apresentações são sempre disputadas pelo grande público.

A banda surgiu em 2009 com músicas falam do cotidiano das pessoas e suas reflexões e paisagens de Boa Vista. Entre seus trabalhos, a banda lançou o seu primeiro ep, intitulado como ‘A primeira viagem’ que contém seis músicas. Um novo álbum com doze músicas inéditas será lançado em outubro.

Serviço

Quintal dos Panas

Data: 03 de setembro

Local: Espaço do Quintal

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 2266 São Vicente

Quintal dos Panas