Entretenimento

Banda roraimense apresenta um repertório de Carimbó e Brega

O grupo terá sua estreia neste sábado (24), no Arte Pub, localizado no Complexo Ayrton Senna

O Carimbó e o Brega Paraense são ritmos brasileiros reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O estilo atraiu a atenção não só dos brasileiros como do público internacional.

Em Roraima, não poderia ser diferente, grandes fãs do gênero musical, Roberto Vizotto, Geris-ked Junior e Hugo Pereira, criaram o projeto musical ‘Bodó Valorizado’ para homenagear os estilos e representar o estilo. A banda ‘Bodó Valorizado’ ganhou vida no início deste ano e terá sua estreia neste sábado (24), no Arte Pub, localizado no Complexo Ayrton Senna, na avenida Ene Garcez, ao lado da quadra de tênis, a partir das 22 horas. Para a estreia, os músicos contam com a participação especial do saxofonista venezuelano Victor Grillet.

“A proposta é fazer um som que não vai deixar ninguém parado, a Bodó mescla romance e bom humor, amores e ‘fuleragens’, tentando mostrar ao público, com muita diversão, o verdadeiro valor dessa iguaria sonora que só é encontrada no Norte do Brasil: a música paraense”, explica Hugo Pereira.

História

Carimbó (Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde setembro de 2014), Lambada, e o Brega Paraense (Patrimônio Imaterial Artístico e Cultural do Pará desde 2013), de formas diferenciadas, quebraram, parcialmente, o “isolamento” que a Região Norte por vezes é recebida por outros locais do país.

Carimbó

O Carimbó é um ritmo musical amazônico e também uma dança de roda de origem indígena, típica da Região Norte do estado do Pará, no Brasil, influenciado por negros (percussão e sensualidade) e portugueses (palmas e sopro). O nome também se aplica ao tambor utilizado nesse estilo musical, chamado de “curimbó”.

Brega Paraense

Brega Pop, Brega Calypso ou somente Calypso é um gênero musical brasileiro de origem paraense, refinado do brega. Tem a influência de ritmos regionais do Pará como: lambada, carimbó, guitarrada, siriá, tendo assim pouco vínculo com o calipso caribenho. Se desenvolveu sobretudo na cidade de Belém (Pará), em shows e bailes em casas noturnas na periferia e, através da divulgação feita por vendedores ambulantes da produção dos pequenos músicos locais.

Serviço
Show Bodó Valorizado
Data: 24 de março
Local: Arte Pub (Praça Ayrton Senna)
Hora: 22 horas