Cotidiano

Banda Garden se consagra com 22 anos na estrada do rock

O grupo possui um repertório de cover e músicas autorais


Com um repertório de música autoral e covers de rock clássico, a banda Garden conquistou o público em Boa Vista ao longo de 22 anos na consagrada estrada do rock. O grupo teve início  com André Dias, no baixo, Humberto Cabeleira, na batera, Rodrigo Baraúna no vocal e Siddharttha Brasil, no vocal em 1991. Sua primeira apresentação ocorreu no Malocão do DCE da UFRR, enquanto Siddartha e Rodrigo estudavam jornalismo.

Atualmente, a banda está com a mesma formação há 14 anos, que conta com Neto Baraúna no baixo e Nekinho Amaro na bateria, além de Siddharttha e Rodrigo. Com um albúm lançado, aos poucos a banda conquistou seu espaço para um público que curte desde o rock mais pop ao mais pesado.

“Durante um show no último final de semana, um parceiro comentou: ‘Pow, cara! Vocês estão ficando velhos… velhos que nem vinho’! E é isso que sentimos, a cada ano que passa, amamos mais ainda o que fazemos” explica o guitarrista Rodrigo Baraúna.

Segundo Rodrigo, o grupo foi formado em uma época em que o rock era um movimento social com a sua própria visão de mundo.

“Somos de uma época em que o rock era uma forma de vida e de ver o Mundo. Curtíamos as nossas bandas como times de futebol. Não sei se o jovem de hoje desenvolve essa mesma paixão, mas percebo que as pessoas que nos assistem também viveram isso. E minha resposta é essa. Ser a banda de rock mais antiga é confraternizar sempre, entre amigos e para amigos” explica o músico.

Segundo o vocalista Sidartha Brasil, os fãs e aqueles que admiram o trabalho da Garden possuem um perfil. “São aqueles ‘rockers’ que gostam do clássico, do antigo, e do tradicional” disse. A banda possui no repertório versões de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath, U2 e Deep Purple.

 

Origem do Dia Mundial do Rock

Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a a fome na Etiópia.

O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros. O grupo se apresenta hoje a partir das 22 horas com um repertório que homenageia a data no Rei Artur Pub.