Cotidiano

Banco de Leite realiza campanha para arrecadar potes de vidro

Atualmente, a unidade atende 20 recém-nascidos, que recebem leite doado por 50 voluntárias

Em alusão ao dia Nacional de Doação de Leite Humano, 19 de maio, o BLH (Banco de Leite Humano Doutora Marilurdes Albuquerque) lançou uma campanha para incentivar a doação de potes de vidro para armazenar o leite, além de convocar novas doadoras.

Toda a população pode contribuir por meio da doação de frascos, que podem ser entregues no BLH, que funciona 24 horas no HMINSN (Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth), no bairro São Francisco.

A coordenadora do BLH, Silvia Furlin, explica que por questão de biossegurança, os recipientes devem atender a algumas especificações, como serem de vidro, terem abertura larga e tampa de plástico. Os frascos sendo de vidro evitam contaminações, conservam os nutrientes e o sabor do leite.

“Sem o pote de vidro não podemos armazenar o leite e realizar o processo de pasteurização, que exige uma temperatura de 65 graus Celsius. A tampa tem que ser rosqueada porque veda o recipiente, minimizando as chances de contaminação externa”, explicou Silvia.

O BLH atende atualmente a 20 recém-nascidos, que recebem leite de cerca de 50 voluntárias internas e externas. A unidade coletou no mês de abril cerca de 51 litros de leite humano ordenhado e pasteurizado.

Este leite é doado para crianças que, por algum motivo, não podem receber o leite materno pela forma convencional, principalmente, prematuros que estão na UTI neonatal.

Para ser uma doadora de leite, a mãe deve comparecer ao Banco de Leite, sejam mães que estejam internadas na unidade ou lactantes externas.

O contato pode ser feito diretamente na maternidade ou pelos telefones 4009-4909 e 0800 782 0177. A mãe faz um o cadastro, realiza exames e recebe orientações. Depois desse processo, e só marcar o dia da semana para doar na BLH ou a equipe vai até a residência para realizar a coletagem.

“Além de praticarem um gesto de solidariedade, as mães doadoras de leite têm direito a consulta pediátrica para o bebê, disponibilizada pelo Banco de Leite”, informou.

Com informações da Secom-RR