Cotidiano

Balanças do Aeroporto de Boa Vista passam por fiscalização

De acordo com Ipem-RR, seis das oito balanças distribuídas nos terminais das companhias aéreas apresentaram peso incompatível com as normas exigidas no país

O Aeroporto Internacional de Boa Vista – Atlas Catanhede, na zona Norte da capital, foi alvo nesta manhã, 30, de uma fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR). A ação teve como finalidade avaliar a confiabilidade das balanças que fazem a medição de peso das bagagens nos terminais das companhias aéreas.

“Essas balanças aeroportuárias são de extrema importância, não só para o consumidor, que tem a certeza que esse equipamento está medindo a pesagem correta de suas bagagens, mas também no balanceamento das aeronaves, que é uma exigência da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Então, um cuidado que precisa ser levado em consideração e que Ipem sempre está dando total atenção a essa questão”, destacou Isabella Dias, presidente do Ipem-RR.

A ação de hoje contou com suporte de quatro agentes de fiscalização do órgão. Das oito balanças existentes nos terminais de empresas áreas, apenas duas foram aprovadas, segundo informou Isabella.

“Na fiscalização, os fiscais detectaram que seis balanças estavam com marcação abaixo dos 150 quilos estabelecidos pelos padrões de pesagem, o que acarreta uma notificação para a empresa ou para a Infraero, como é o caso de hoje, já que os equipamentos são deles. Caso essa medição fosse superior, haveria um acréscimo de multa, mas vale frisar que em ambas as situações, seja abaixo ou acima do limite, é dado um prazo para que esses equipamentos passem pela submissão de uma empresa credenciada, que faz um reajuste nessas balanças, e após isso o Ipem retorna novamente para verificar se o problema foi corrigido”, informou.

VEJA O VÍDEO: