Cotidiano

Bairros da zona oeste recebem campanha contra sarampo

As equipes de saúde da Prefeitura de Boa Vista vão visitar residência por residência, para alcançar o maior número de moradores

Nove bairros da Capital serão atendidos na primeira etapa da Micro Programação de Vacinação contra sarampo, promovida pela Prefeitura de Boa Vista. Serão atendidos os bairros Caranã, Cidade Satélite, Tancredo Neves, Buritis, Asa Branca, Senador Hélio Campos, Equatorial, Monte das Oliveiras e Pedra Pintada (Said Salomão). Uma das novidades é que a ação será realizada de casa em casa.

A campanha foi divulgada na manhã de ontem, 21, em coletiva de imprensa no Palácio 9 de Julho. Segundo o Município, mais de 600 profissionais de saúde participam da primeira etapa da programação, que teve início ontem mesmo, com mobilização das 8h às 12h e 14h às 18h.

De hoje, 22, até sexta-feira, 25, acontece a vacinação Casa a Casa das 12h às 19h. No sábado, 26, o Município promove o retorno aos moradores pendentes que não receberam a vacinação no primeiro momento, no período das 14h às 18h.

A segunda etapa começa a partir de domingo, 27, contemplando os bairros São Bento, Operário, Profª. Araceli Souto Maior e Dr. Airton Rocha. A vacinação casa a casa acontece até a quarta-feira, 30, das 12h às 19h.

OBJETIVO – De acordo com a Prefeitura, as primeiras localidades atendidas foram escolhidas com base nas áreas que obtiveram a maior concentração da doença de acordo com as análises epidemiológicas realizadas pela sala de situação de emergência municipal em conjunto com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas) e Ministério da Saúde (MS).

A prioridade é vacinar todas as pessoas encontradas na faixa etária de seis meses a 14 anos de idade, solicitar os cartões de vacina das pessoas residentes e inscrever os dados no Registro Nominal Casa a Casa, documento de análise da Prefeitura.

Além disto, também serão promovidas ações de identificação e eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e conscientização para prevenção da dengue, zika e chikungunya. Na visita, a equipe do Município também distribuirá adesivos para identificar as residências que já foram atendidas pela campanha e as casas em situação de vulnerabilidade.

A prefeita Teresa Surita (MDB) explicou que o atendimento individual, por residência, é uma das estratégias da Prefeitura para alcançar um número maior de pessoas imunizadas contra o sarampo. “Nosso objetivo é ampliar esse alcance das pessoas, especificamente da faixa etária de seis meses até 14 anos, a mais necessitada. Essa estratégia de casa em casa foi a forma que encontramos de intensificar ainda mais a vacinação e combater a doença na nossa cidade”, informou.

O secretário municipal de saúde, Claudio Galvão, reforçou que é importante que a população fique atenta ao calendário da programação e que tenha seus cartões de vacina em mãos, já que durante a visita serão avaliados os documentos comprovatórios de vacinação de todos os membros da residência. “É importante que os responsáveis deixem os cartões de vacinas separados nas casas aguardando as visitas e, se por acaso saírem de casa, que deixem sempre alguém responsável pelas crianças com o cartão de vacina em mãos”, alertou.

Boa Vista tem 218 casos notificados de sarampo

Até o momento foram notificados 218 casos de sarampo em pessoas residentes em Boa Vista. Dentre estes, 62 confirmados, 143 suspeitos e 13 descartados. Dos 62 confirmados, 23 são brasileiros, 38 venezuelanos e um argentino. Dos 143 suspeitos, 92 são de pacientes do Brasil e 51 da Venezuela. Dos 13 casos descartados, 10 foram de brasileiros e três venezuelanos.

ÍNDICE DE VACINAÇÃO – Segundo a Prefeitura, os indicadores da situação vacinal da campanha em Boa Vista revelaram que 49.621 moradores ainda estão sem vacinação, 36.456 com situação vacinal completa e 10.142 com situação incompleta.

Conforme os tipos de doses aplicadas, 1.916 receberam a dose única, 34.754 receberam a primeira dose, 7.755 receberam o reforço com a segunda dose da vacina tríplice viral contra sarampo, caxumba e rubéola. Mais 2.398 pessoas receberam aplicação de dose única da tetra viral, contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora). (P.C.)

Recém-nascidos poderão ser registrados na maternidade

A partir de junho, os bebês nascidos no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth poderão ser registrados pelos pais de forma gratuita. O Termo de Cooperação garantindo o serviço foi assinado pela governadora Suely Campos, Defensoria Pública do Estado e Cartórios de 1º e 2º Ofícios ontem, 21, e homologado pelo Tribunal de Justiça de Roraima.

A Unidade Integrada de Registro Civil Zélia Lopes Dias funcionará em horário comercial nas dependências da maternidade. Os pais dos bebês precisarão apresentar a declaração de nascido vido e documento com foto para emitir a certidão gratuitamente. “Esse é mais um serviço de cidadania que a população vai ter acesso. Todos os pais e mães poderão sair da maternidade com o documento. A meta também é reduzir o índice de sub-registro civil”, disse Suely Campos.

Além do registro de nascimento, será emitido também o registro de natimorto (fetos que morrem dentro do útero ou durante o parto). Para a diretora da maternidade, Moema Farias, o serviço completa o ciclo de atendimento na unidade.“A mãe consegue vacinar o bebê, fazer os testes da orelhinha, linguinha e agora vai sair com o documento do filho e se resguardar de um deslocamento para resolver essas pendências”, afirmou.

Para agilidade no serviço de registro, a Defensoria Pública vai disponibilizar servidores e a Maternidade cederá o espaço. “Cerca de 30% dos registros de nascimento não constam o nome do pai. Nossa atuação será na orientação às mães em exigir seus direitos”, enfatizou a defensora pública geral Terezinha Muniz.

Já os Cartórios farão a impressão do documento no papel timbrado. De acordo com o tabelião Josiel Loureiro, a meta é interligar todos os cartórios do Estado. “Tudo vai funcionar por meio de uma plataforma web moderna, segura , que vai possibilitar essa assistência à população. A meta é ampliar o serviço com a participação dos cartórios do Interior”, disse.