Cultura

Bailarino do Teatro Municipal do RJ vai ministrar cursos em Roraima

As aulas de Santiago Júnior serão realizadas nos meses de dezembro e janeiro e as inscrições podem ser feitas nas escolas de balé que realizarão as atividades

O bailarino solista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o roraimense Santiago Júnior promoverá nos meses de dezembro e janeiro dois cursos intensivos de balé clássico para profissionais e professores de Boa Vista. A iniciativa será realizada em duas escolas da Capital: Baillare e Aura Cia de Dança.

O curso faz parte de um sonho antigo do bailarino que já mora há 16 anos no Rio de Janeiro, mas sempre volta ao estado para matar saudades da sua terra querida, dos amigos e familiares. Segundo ele, depois de tanto tempo apenas fazendo visitas por aqui, conseguiu uma licença de alguns meses do trabalho e quer aproveitar o momento para não só repassar conhecimentos, mas principalmente, conhecer os profissionais que atuam na dança em Roraima.

“Eu decidi que é chegada a hora de deixar algo que eu aprendi ao longo da minha carreira, aqui na minha terra, que pra mim é tão querida. Em breve, não tão em breve, eu vou diminuir o meu ritmo em cena. E antes disso, eu quero deixar a minha experiência aqui, num curso intensivo, segundo a técnica Vaganova, que foi a técnica que eu estudei a vida inteira, com a qual eu me identifico e a qual eu professo”, explicou o bailarino.

Além disso, ele adianta que a iniciativa é uma semente que o bailarino começa a plantar para a realização de um segundo sonho: trazer para Boa Vista um grande espetáculo com seus colegas bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

“Mas com a participação dos bailarinos daqui de Roraima, que possam compor esse espetáculo conosco. É obvio que eu não vou formar um bailarino em um curso de 10 ou 15 aulas, mas é uma semente que eu quero deixar e ao mesmo tempo ter a oportunidade de conhecer o cenário de dança e arte que já existe aqui. Quero conhecer essas pessoas que, como eu, um dia tiveram o sonho de dançar”, detalha.

O CURSO

As aulas da primeira turma do Curso Intensivo de Balé Clássico com Santiago Júnior serão realizadas a partir do dia 19, na escola Baillare, localizada na avenida Araújo Filho, Centro. Nesse primeiro momento, as vagas são limitadas a 20 alunos e as aulas seguem até o final do mês. O preço do curso é de R$ 200 e a inscrição podem ser feitas na própria escola.

Já o segundo momento acontecerá a partir do dia 09 de janeiro, na escola Aura Cia de Dança, localizada na avenida Mário Homem de Melo, no bairro Liberdade, zona Oeste. As vagas também serão limitadas a 25 pessoas por turma. Segundo Santiago Júnior, na Aura serão abertas turmas de nível médio e avançado.

Segundo ele, o público alvo do curso é formado por bailarinos que já possuam algum contato com a dança e que queiram se aprimorar como bailarinos. O segundo curso será uma capacitação para professores de balé.

O curso intensivo será composto de aulas teóricas e práticas. Serão abordados nas aulas a origem do balé, a cara e o cenário atual da dança no mundo, e pretende situar o aluno dentro do processo da história da arte.

“A arte não está separada da vida e não tem como aprender arte separada da história, separada do processo histórico e da história da arte. Consequentemente, com isso você aprende sobre a alma humana porque é uma maneira de olhar para si mesmo. A história é um olhar pra si mesmo”, ressalta.

 

SOBRE SANTIAGO JÚNIOR

O bailarino roraimense é solista do Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2000, onde ingressou por meio de concurso público e lá atua em todo o repertório da companhia.

Em seu currículo, Santiago Júnior já foi o bobo da corte do balet Lago dos Cisnes, o ídolo de bronze do balet Bayadere, o Mercúcio de balet Romeu e Julieta e o Espectro da Rosa, além de já ter participado de filmes e comerciais.

Estreou profissionalmente no balé metropolitano de Caracas, Venezuela. Ganhou a medalha de ouro no seminário internacional de dança de Brasília e medalha de prata no C.B.D.D. (Festival de Dança de Brasília), no Rio e janeiro.

 

SOBRE O TEATRO MUNICIPAL DO RJ

O Teatro Municipal é considerado o grande palco da arte herudita no Brasil e seu corpo de baile é a mais importante companhia de dança da América do Sul. O TMRJ tem 107 anos de existência e recebe em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de Ballet. Sua arquitetura é uma versão da Ópera de Paris, o Palais Gearnier.

O Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro existe desde 1927. “Eu adotei esse palácio como a minha casa e tenho um orgulho e um amor imenso de fazer parte de sua história, que fica no Rio de Janeiro onde fato é a cidade maravilhosa, mas o rio da minha aldeia corre em Roraima”, conclui o bailarino.