Polícia

Autoridades confirmam pelo menos 50 mortes em presídio amazonense

O confronto entre facções criminosas no Compaj foi iniciado na tarde de ontem, 01º

Após 17 horas de tensão, chegou ao fim da rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no BR 174, rodovia federal que liga os estados do Amazonas e Roraima. Pelo menos 50 detentos foram mortos durante confronto de facções criminosas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Ainda pela manhã, equipes da segurança pública e membros da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil do Amazonas (OAB-AM), negociaram a saída das seis pessoas que ainda eram mantidas reféns na unidade. Logo após a solicitação ser atendida, os detentos entregaram as armas e se renderam.

Iniciada no domingo, 01º, a rebelião no presídio ocorreu no período da tarde, após confronto entre membros de facção criminosa. Pelo menos seis presos foram decapitados e jogados pela muralha.

Outras unidades também registraram tumulto durante o primeiro dia do ano. No Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado também na BR-174, pelo menos 20 detentos fugiram daquela unidade, no entanto, o número pode ser ainda maior.