Cultura

Autor do livro “Meia Pata” ministrará aulão gratuito em shopping

A aula é importante para quem está se preparando para o vestibular já que o livro “Meia Pata” foi adotado como obra de referência para o vestibular da UFRR

Alcançar o ensino superior é um sonho para muitos jovens. Com o objetivo de reforçar a preparação para o próximo vestibular da Universidade Federal de Roraima (UFRR), o Pátio Roraima Shopping promoverá gratuitamente neste sábado, 23, o “Aulão Meia Pata”, das 9h às 12h, na praça de alimentação. O responsável pela aula será o mestre em Agroecologia, Ricardo Dantas, autor do romance “Meia Pata”, livro adotado como obra de referência do vestibular da UFRR para os certames 2017 e 2018.

O evento faz parte do projeto “Pátio Aprendizagem”, que visa ajudar estudantes e acadêmicos quando o assunto é educação. Segundo a gerente de Marketing do Pátio, Aline Aguiar, a parceria foi firmada com Ricardo para proporcionar aos vestibulandos a oportunidade de uma aula gratuita sobre o livro utilizado como base na prova do vestibular, com o próprio autor do livro.

“Os jovens poderão discutir diretamente com o escritor, tirar dúvidas e entender mais sobre o livro ‘Meia Pata’. A consequência disso será que esses alunos ficarão ainda mais preparados para o vestibular 2018. Quem ainda não possui o livro, poderá adquirir na hora e ainda receber o autógrafo do autor. Quando o assunto é educação, buscamos sair à frente, firmando parcerias importantes e que possam ajudar o maior número de pessoas”, enfatizou Aguiar.

O romance “Meia Pata” foi adotado no início de 2016 como obra de referência do vestibular da UFRR para os certames 2017 e 2018. Desde então, o autor vem ministrando palestras em escolas públicas federais e estaduais, escolas particulares, em eventos literários que ocorrem no Estado e agora no Pátio Roraima.

Para Dantas, o evento é a oportunidade de uma aproximação com os vestibulandos. O autor informou que, além de falar sobre a obra “Meia Pata”, também abordará o movimento Bioarte, tema que inaugura uma nova tendência da literatura brasileira. “Bioarte é uma nova forma de literatura em Roraima e isso também vou explicar no ‘aulão’. O tema possui a particularidade de ter uma transição do gênero literário regionalismo indianismo moderno para o contemporâneo. Tudo isso será abordado”, garantiu.

O evento é completamente gratuito e vai acontecer na praça de alimentação do shopping, das 9h às 12h. Ao final, o professor vai autografar os livros de alunos que já obtiveram a obra e vender para aqueles que ainda não possuem e têm interesse.

LIVRO MEIA PATA – O argumento do romance “Meia Pata” consiste em um biólogo pesquisador, Daniel Silva, que no final da década de oitenta, tem como objetivo estudar a maior selva do planeta. Acaba indo para Roraima, e completamente sem infraestrutura, parte em sua jornada ao interior da floresta. Em sua experiência no local mais isolado e peculiar da Amazônia Legal, Daniel será submetido a todo tipo de situações, como um romance inusitado e místico com a linda indígena da etnia Macuxi, Iara Parente, e um embate por luta de território e respeito com a maior predadora da floresta, a onça-pintada.

Além do vestibular, o livro também foi adotado como obra paradidática na disciplina “Literatura em Roraima”, do curso de Letras da universidade. O romance também fez parte do projeto “Lona literária” do Pibid Letras-Literatura da UFRR, onde acadêmicos trabalharam com a obra em turmas do terceiro ano da Escola Estadual Ana Libória, como forma de preparação para o vestibular.

RICARDO DANTAS – Ricardo Dantas é potiguar, radicado em Roraima, biólogo, especialista em Agroambiente e mestre em Agroecologia. Ao longo de sua vida absorveu experiências com diversos povos tradicionais do Brasil, como extrativistas de erva-mate no Paraná, agricultores familiares de projetos de assentamento no Rio Grande do Norte e seringueiros no Acre, mas foi em Roraima, quando chegou em 2002, que vivenciou as experiências mais fantásticas.

Conheceu o cotidiano de ribeirinhos e extrativistas da castanha da Amazônia nas matas frondosas de Caracaraí às margens do Rio Branco, e passou três anos vivendo na Aldeia Indígena Boca da Mata, em Pacaraima, onde conheceu sua esposa, Yara Macuxi. Atualmente Ricardo Dantas é Coordenador do Núcleo de Estudos em Agroecologia do Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Amajari.