Cotidiano

Autismo é tema de palestra em Boa Vista

Encontro acontece no Auditório do TRE-RR, a partir das 19h, desta segunda-feira, 26

A União de Pais e Pessoas com Autismo em Roraima (UPPA-RR) realiza nesta segunda-feira, 26, uma palestra direcionada aos interessados em identificar os primeiros sinais do autismo e buscar tratamentos.

O evento acontece no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), a partir das 19h, comemorando a inauguração da UPPA-RR.

Encontro terá a presença da psicóloga Lidiane Ferreira, que é Supervisora da Equipe Singular, um grupo fundado em São Paulo-SP pela psicóloga Mayra Gaiato, com profissionais de reabilitação e intervenção comportamental, cujo objetivo é tratar pessoas com autismo, déficit de atenção com ou sem hiperatividade, ansiedade infantil e outros transtornos do desenvolvimento.

Para a Presidente da UPPA-RR, Katiane Parente, falar sobre autismo é fundamental. “O diagnóstico é cada vez mais comum, mas as dúvidas dos pais e dos profissionais ainda são muitas. Sem falar no preconceito. Autismo não é doença, é uma condição e pode ser tratada”, disse ela.

A palestra será gratuita, mas segundo Felipe Leiros, um dos organizadores, as inscrições já foram encerradas, em razão da limitação do espaço onde o evento será realizado. “Nós ficamos surpresos com o interesse. O número de pedidos de inscrições superou o de vagas. Isso só reforça a nossa tese de que é necessário falar sobre o autismo. Esse, com certeza, será o primeiro de muitos eventos que a Associação pretende realizar”, concluiu.

Currículo – Lidiane Ferreira é Psicóloga. Especializanda em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo e Atraso no Desenvolvimento Intelectual, ela faz aprimoramento em Terapia Cognitivo Comportamental e Análise de Comportamento. Lidiane também atua na área do esporte com preparação psicológica de atletas paraolímpicos e pessoas com transtorno do espectro autista, hiperatividade e transtorno opositivo desafiador.