Política

Audiência Pública define criação de comitiva para negociação da dívida do Estado

Proposta inicial é que a comitiva tente um acordo com o presidente Michel Temer (PMDB)

A audiência pública, realizada na manhã de hoje (16), na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) definiu, entre outras ações, a criação de uma comitiva formada por representantes dos servidores do Estado e parlamentares da esfera estadual e federal para negociação da dívida pública junto a Presidência da República, em Brasília. A medida tem como basea uma proposta apresentada pelo deputado Joaquim Ruiz (PTN).

Inicialmente é que a comitiva tentará um acordo com o presidente Michel Temer (PSDB) para perdoar, no período de dois anos, o repasse de cerca de R$ 300 milhões ao ano para pagamento da dívida pública, adquirida na gestão anterior, e assim consiga equilibrar as contas do Estado. 

O presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (SD), informou que vai convocar os senadores, deputados federais e estaduais para compor a comitiva e somente após a conversa poderá ter uma resposta concreta de previsão da ida do grupo a Brasília.

Outras ações também estão em andamento, como a apresentação de um plano de contingenciamento do poder executivo até 1º de março deste ano, a elaboração de um novo cronograma de pagamento dos servidores e um acordo para pagamento dos salários atrasados entre os empresários, donos das empresas terceirizadas que prestam serviço ao Governo.

O secretário de planejamento, Haroldo Amoras, reforçou que dentro os planos do Governo não há o pensamento de corte de pessoal e que o contingenciamento deve focar em outras áreas, como aquisição de material e investimento.

Mais informações amanhã (17), na versão impressa do jornal Folha de Boa Vista