Geral

Atletas paraquestres participam da prova dos três tambores

Um grupo de atletas paraquestres do Centro de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães competiu na prova dos três tambores durante a 40ª Expoferr (Exposição Feira Agropecuária de Roraima). Nove atletas se apresentaram na arena de rodeio e emocionaram o público que prestigiou a apresentação.

No centro são atendidas pessoas com deficiência, utilizando o cavalo como instrumento de trabalho. Neste caso, a tradicional prova que busca contornar três tambores em um percurso triangular no menor tempo possível, foi feita com o apoio de um mediador para cada participante, garantindo a segurança durante a apresentação.

A servidora pública Neiza Marcella, mãe do Ian Victor Nascimento, de 18 anos, relembrou que o filho era participante do projeto em 2005, mas saiu em seguida, retornando há dois anos. “Os trabalhos realizados com meu filho têm contribuído na coordenação motora, na concentração e equilíbrio. Ele tem melhorado bastante, e trazer ele aqui na Expoferr para se apresentar na prova dos tambores representa um momento de inclusão social”.

Fernando Sales, de 29 anos, pratica a equoterapia há 12 anos e disse adorar a atividade e os cavalos. “Participar da prova do tambor foi maravilhoso”. A mãe dele, Antônia Sales, explicou que o trabalho desenvolvido no Centro de Equoterapia traz um benefício importante para o ambiente familiar, gerando uma evolução da condição do filho. “É possível perceber o desenvolvimento psíquico, a autoconfiança e autonomia. Além disso, meu filho gosta da convivência com outras pessoas com as mesmas limitações”.

EQUOTERAPIA – Há 14 anos o Centro de Equoterapia faz um atendimento especializado à pessoa com deficiência ou outros transtornos utilizando o cavalo como instrumento de trabalho, trabalhando o lado físico psíquico, cognitivo e social do praticante, itens fundamentados na equitação.

O centro trabalha com três programas básicos: a equo aprendizagem especial, equoterapia e equitação adaptada. Atualmente o centro conta com uma equipe interdisciplinar e multifuncional com profissionais equitadores, professores de educação física, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, condutores atendendo 162 praticantes.