Esporte

Atletas de programa social competem pela primeira vez em campeonato Sul Americano

Atletas fazem parte do programa Abrindo Caminhos em Boa Vista e Alto Alegre. As competições serão realizadas no Rio de janeiro.

Três atletas do programa Abrindo Caminhos competem pela primeira vez no Campeonato Sul Americano Jiu-Jitsu – Crianças, categoria que engloba competidores de 4 a 15 anos. A competição será realizada no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira e sábado (dias 21 e 22).

Para encarar esse desafio, o programa da Assembleia Legislativa de Roraima selecionou os jovens de Boa Vista e Alto Alegre, de acordo com seus desempenhos nas aulas.

A equipe é composta por Diego Assunção, de 15 anos, faixa laranja; Amanda da Silva, de 15 anos, faixa cinza e Marck Emanuel Santos, de 13 anos, faixa laranja.

Os jovens treinam desde o começo do programa, há quase dois anos. “A nossa expectativa é ganhar e conseguir o reconhecimento da nossa dedicação com bons resultados”, disse o professor Bruno Romão.

Amanda soube do programa pela televisão, no começo participava das aulas de jiu-jitsu apenas para sair de casa.

“Com o tempo comecei a gostar. Hoje estou ajudando o professor nas aulas com as crianças. Nessa competição desejo trazer a medalha”.

Quem treina jiu-jitsu adquire vários benefícios para o corpo e a mente, como o jovem Diego, que por meio da luta aprendeu a dominar o temperamento forte.

“Hoje me sinto mais calmo. Conheci o projeto através da minha vizinha e com isso tive a oportunidade de participar de vários campeonatos no Estado”.

Marck Santos, começou a treinar com oito anos em Boa Vista, porém mudou-se para o município de Alto Alegre, onde conheceu o núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima.

“Lá fiz novas amizades, mas, além disso, percebi que o esporte é uma forma de nos afastar de coisas ruins”, disse o adolescente que antes enxergava a luta apenas como hobby, mas que agora pretende seguir carreira profissional.

O que é  – O programa social Abrindo Caminhos é voltado para crianças e adolescentes de baixa renda, e oferta diversas atividades de forma gratuita como balé, coral, informática, música, teatro, jiu-jitsu e entre outros.

A coordenadora do programa, Viviane Lima, relata que um dos benefícios da ação é afastar as crianças da criminalidade.
 

“A partir do momento que a criança está em uma atividade, ela deixa de estar na rua, de se envolver com pessoas e coisas erradas. Sem dúvida, o Abrindo Caminhos faz a diferença na vida de muitas famílias”.

A sede do programa em Boa Vista atende 2 mil crianças e adolescentes; nas aulas de jiu-jitsu, participam 300 alunos. 

Em Alto Alegre, o núcleo da Assembleia Legislativa de Roraima recebe 340 pessoas da sede e mais três vilas na região, com 231 alunos praticantes da arte marcial.

A ação é gratuita e para se inscrever, basta procurar a unidade. Devido à grande demanda, caso não haja vaga em alguma modalidade, a inscrição é feita na lista de espera.

É necessário apresentar declaração escolar, RG e CPF dos pais ou responsáveis e da criança, além de uma foto 3×4.

Em Boa Vista, o núcleo está localizado na avenida São Sebastião, nº 883, no bairro Cambará, zona Oeste. Quem se interessar por mais informações pode entrar em contato pelo telefone 0800-095-0047.