Geral

Atletas da Aquática Marinho treinam para competições nacionais

A folga acabou para os atletas da associação Aquática Marinho/ASSOPBM/Ideias e Negócios. Desde o início da semana que as treinadoras Teca Marinho e Kamila Brasil iniciaram os treinos deste ano visando às competições nacionais previstas para o primeiro semestre de 2018. 

Por enquanto, segundo a professora Kamila Brasil, os trabalhos com os atletas são específicos de início de treinamento.

“Estamos voltando devagar, com o treino de base aeróbico, técnicas, filmagens para correções dos nados e preparação física fora da piscina com o preparador Moises Alves do Galpão do Moises”, disse.

Enquanto o Departamento Técnico da Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar) não divulgar o calendário de competições deste ano, os atletas e treinadoras visam preparação para competir na Copa Norte de Natação, ‘Troféu Leônidas Marques’, que acontecerá em Macapá-AP, de 20 e 21 de abril; para o Norte e Nordeste de Clubes Mirim e Petiz, ‘Troféu Pedro Nicolas’ que acontecerá em Fortaleza-CE, de 18 e 19 de maio e para o Campeonato Norte Nordeste Inter Federativo de Natação, ‘Troféu Doutor Milton Medeiros’ que será disputado em Salvador-BA, de 13 e 14 de julho.

“Esses são os eventos confirmados pela minuta do calendário da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), e os eventos locais ainda não possuem calendário definido”, disse.

A preocupação das treinadoras da Aquática Marinho é de manter a hegemonia da natação no Estado e repetir o feito de 2016 e 2017 como o clube filiado à Federação de Desportos Aquáticos de Roraima que mais ganhou títulos nas competições oficiais no Estado.

A expectativa de mais títulos fica ainda por conta do anúncio da premiação da festa de Melhores do Ano da Natação de Roraima, onde a associação pode ter vários nomes anunciados como vencedores, inclusive o de ‘Clube do Ano’ das categorias de Infantil a Sênior, e o de conquistar o bicampeonato de melhor treinadora, com Teca Marinho, responsável pela equipe.

Em 2017 a associação conquistou cinco dos oito eventos oficiais promovidos pela Fedar. Iniciou o ano com o título de campeão do Torneio de Velocidade ‘Troféu Flamarion Vasconcelos; na sequência vieram os títulos de campeã do Campeonato de Fundo Mirim Petiz e Absoluto da Copa Roraima de Natação. Na sequência conquistaram os títulos de campeã do Torneio Boto Preto de Natação. Campeã do Meeting Internacional das Fronteiras Norte de Natação.

Depois vieram três vice-campeonatos: Torneio Piaba Dourada, Torneio de Velocidade 4 Estilos e por último vice-campeão geral do Campeonato Estadual “Troféu Denice Queiroz”, último evento da Fedar em 2017.

“Estas conquistas nós dividimos com os pais dos atletas, diretoria da ASSOPBM, preparador físico Moisés Alves e a equipe de fisioterapia da Fuer e nossos patrocinadores Coopercarne, Ideias e Negócios, Galpão do Moisés e Bolsa Atleta da Prefeitura”, disse Teca.