Esporte

Atleta paradesportivo vai representar Roraima no Meeting Brasileiro de Natação

O atleta paradesportivo Carlos Filho, 21 anos, da equipe de natação da Equipe Aquática Marinho/ASSOPBM/Ideias & Negócios, embarcou hoje para São Paulo-SP, junto com sua treinadora Kamyla Brasil, para representar o Estado no Meeting Brasileiro de Natação, evento que será disputado em três etapas neste final de semana na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB).

O evento reunirá 143 atletas paralímpicos de São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Roraima, sendo a Aquática Marinho a única representante da Região Norte e essa será a primeira vez que um atleta paradesportivo de Roraima vai disputar em competição da Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais – CBDI.

A treinadora Kamyla Brasil informou que os atletas paralímpicos são submetidos à classificação pela ABDEM, onde recebem um registro de acordo com sua categoria. “Carlinhos, como gosta de ser chamado, tem Síndrome de Down e é da classe S21|SB21|SM21 e alcançou o índice para nadar as provas de 50m Livre e 50m Costas”, disse. “Ele é praticante de natação há pouco tempo e já entrará para a história da modalidade no Estado. Nunca houve nenhum participante de Roraima em competições da Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (ABDEM), será a primeira representação oficial e Carlinhos está superfeliz com a oportunidade”, afirmou.

Kamyla informou que Carlinhos veio para a natação através de convite de outros pais na ecoterapia, onde também é praticante. “Ele veio para a equipe e foi acolhido por todos e estamos constantemente o incentivando na prática e com apenas quatro meses na natação ele alcançou o índice para nadar duas provas no Meeting Brasileiro de Natação, com 01’01”00 nos 50 livre e 01’08”00 nos 50 costas”, destacou.

Em competições, essa é a segunda vez que Carlinhos vai entrar na água. A primeira foi no Torneio de Velocidade realizado em março pela Federação de Desportos Aquáticos de Roraima (Fedar) onde ganhou medalha de participação. “Nesta competição ele disputou na categoria de maneira geral com todos os outros atletas”, disse.