Esporte

Atividades comemorativas começam nesta segunda-feira

Panfletagem, atividades esportivas internas e externas e exposição de equipamentos fazem parte da programação

Começa nesta segunda-feira, 25, com abertura oficial marcada para 7h30, no Quartel do Comando Geral, e segue até o dia 13 de julho a programação da Semana do Bombeiro.

As ações, promovidas pelo CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), são alusivas ao Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado anualmente em 2 de julho em todo o País.  Haverá atividades esportivas internas e externas, além de exposição de equipamentos operacionais e panfletagem de prevenção.

 

As atividades terão início com um culto ecumênico para os militares da Corporação. Em seguida, um efetivo de 40 militares vai realizar um mutirão de doação de sangue para o Hemocentro.

A ação ocorre de forma voluntária e é um ato solidário em referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 14 de junho, visando a contribuir para o reabastecimento do banco de sangue da região.

 

Na terça-feira, 26, os bombeiros vão realizar uma panfletagem com diversos temas de prevenção nos semáforos da Praça do Centro Cívico.

A campanha de prevenção contra incêndio também abordará primeiros socorros, prevenção em emergências aquáticas e acidentes domésticos e será realizada pela manhã.

Alunos do Colégio Militarizado Estadual Doutor Luiz Hitler Brito de Lucena (CME – II), sob a direção da gestora tenente-coronel BM, Rosimeire de Oliveira Borges Rodrigues, participarão das atividades.

 

A programação segue, nos dias 29 e 30 de junho, com exposição de materiais, viaturas e equipamentos operacionais do CBMRR, das 14 às 22 horas, no Roraima Garden Shopping.

Além da exposição, os militares do Centro de Saúde da Corporação vão oferecer serviços de verificação de pressão arterial, teste de glicemia e aferição do índice de massa corporal.

No local, funcionará também um ponto de coleta para arrecadação de recipientes (frascos de vidro), que serão doados para manter o estoque de armazenamento do Banco de Leite do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré.

 

No período do dia 1º ao dia 5 de julho, a partir das 8 horas, ocorre a programação esportiva em diversas modalidades. Haverá cabo de guerra, equipagem do uniforme de combate a incêndio com cilindro, voleibol, futebol, natação utilitária e revezamento, além da prova “Bombeiro de Aço”.

Uma prova de velocidade, na qual o competidor precisa percorrer, de forma ininterrupta, no menor tempo possível, um percurso com obstáculos que envolvem as capacidades físicas comuns à vida de um bombeiro militar.

Entre os desafios da competição “Bombeiro de Aço”, estão: subir na torre de treinamento, equipado, e realizar o içamento de mangueira; fazer uma entrada forçada, em que o competidor, utilizando um malho de cinco quilos, realizará sucessivos golpes em um peso de 50 quilos.

Vencido o obstáculo, o militar terá que fazer o arraste de mangueira e simulação de extinção de incêndio. Por último, será feito o resgate de uma vítima inconsciente até o ponto de atendimento dos primeiros socorros.

 

No primeiro dia das disputas esportivas, 1º de julho, ocorrerá o II Duathlon, uma competição esportiva aberta ao público com percursos ininterruptos, 2.600m de natação em águas abertas, no rio Branco, e, em seguida, de 3.500m de corrida até a sede do Comando Geral.

Esta será a segunda edição da modalidade do Duathlon realizada pelo CBMRR. Serão premiados os três primeiros colocados, nas categorias masculino e feminino bombeiro militar, e os três primeiros colocados masculino e feminino na categoria “convidados”. Além disso, todos os atletas inscritos que concluírem a prova receberão medalhas de participação.

 

A programação também será marcada pela formatura geral de promoção de oficiais e praças da Corporação, com uma cerimônia militar referente ao calendário regular de promoções, e pelo encerramento do CFSd/BM 2018 (Curso de Formação de Soldados), com a presença da governadora Suely Campos.

 

O término da Semana de Prevenção Contra Incêndio e do Dia do Bombeiro Brasileiro será no dia 13 de julho, a partir das 19hs, no estacionamento do Comando Geral, com a realização da terceira edição do tradicional “Arraial do Fogo”, que é aberto ao público e já faz parte do Calendário de Eventos da Corporação.

 

O comandante- geral do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, reforçou a importância das atividades comemorativas ao Dia Nacional do Bombeiro.

“Todos os anos comemoramos essa importante data. É um momento de confraternização entre os militares, seus familiares e a comunidade em geral. Neste ano, seremos agraciados com a promoção de mais 86 novos militares concludentes do CFSd/BM/2018, convocados por decreto da governadora Suely Campos, que não tem medido esforços para enaltecer o valor da nossa Corporação”, enfatizou.

 

HISTÓRICO

 

No dia 2 de julho de 1856, foi assinado por D. Pedro II o Decreto nº. 1.775, que regulamentou pela primeira vez o serviço de extinção de incêndios no Brasil.

Nesta época, ao som do badalar dos sinos, os incêndios eram apagados “mão-a-mão”, ou seja, era feita uma corrente de pessoas, ficando a primeira na beira de um poço enchendo os baldes de água e as demais passando adiante. Neste trabalho, eram engajadas todas as pessoas, velhos, moços e até crianças.

 

Os primeiros dez bombeiros foram treinados a trabalhar precariamente, em um carro puxado por cavalos no qual carregavam as pipas d’água.

Somente em 1887, os bombeiros passaram a receber equipamentos de boa qualidade, entre eles, uma bomba com mangueira.

Já em 1891, houve um aumento considerável no efetivo de homens, e até 50 aparelhos telefônicos foram instalados para facilitar o serviço. Além da cavalaria, foram também adquiridas seis bicicletas para fazer a ronda. Nesta época, utilizavam-se cornetas para fazer os alarmes.

 

Na atualidade, os bombeiros desenvolvem muitas outras funções, além do combate ao fogo. Eles socorrem vítimas de catástrofes naturais e/ou provocadas pelo homem, resgatam pessoas e também atendem chamados para capturar animais soltos que oferecem perigo à população.