Saúde e Bem-estar

Atividade física é essencial no tratamento contra a depressão

A depressão é uma das doenças que mais incapacita o ser humano

Sem dúvida, o exercício é uma parte importante na vida de qualquer pessoa, no entanto, ele é mais do que essencial para a saúde física, ele também é um importante fator para a saúde mental e durante o tratamento contra a depressão.

“O exercício físico é rejuvenescedor, é extremamente gratificante, e ao contrário do que se pensa, não deixa os praticantes esgotados, ele dá uma energia extra para ter um melhor desempenho nas atividades do dia a dia”, explica o psiquiatra Alberto Iglesias.

Segundo ele, além dos benefícios como fortalecer o sistema cardiovascular e dar manutenção aos músculos e articulações, as atividades físicas são capazes de aguçar a mente. “Exercitar o corpo é uma forma de alcançar um equilíbrio psíquico completo”, complementa.

A depressão é uma das doenças que mais incapacita o ser humano, ela atinge uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens.

“A depressão caracteriza-se por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Na pessoa deprimida há uma falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimentos de tristeza, falta de confiança em si própria, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e descrença”, explica.

A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão já que pode trazer ao paciente, a vitalidade e bem-estar que o exercício promove. “As atividades aeróbicas e constantes e moderadas tem efeitos benéficos na saúde em geral e, ao nível psicológico, pode reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e autoconfiança, melhorar a cognição e diminuir o estresse”.

O médico indica uma caminhada rápida durante 20 a 30 minutos, três a cinco vezes por semana, pode ser uma grande ajuda para diminuir o estresse. As atividades durante o dia podem ser ainda mais benéficas, há evidências de que a luz solar estimula um aumento à produção de serotonina e é capaz de melhorar o humor: “Ainda assim, é necessário que o ritmo de exercício seja adequado, pois um programa de exercício muito rígido e exigente pode deixar a pessoa ainda mais estressada”, diz.

Publicidade