Política

Associação repudia ataque à juíza e defende atuação judicial independente

A entidade garante na nota de repúdio que os juízes continuarão com o compromisso de atuarem sem fazer acepção de pessoas pelo cargo, posição ou poder econômico

A Ajufe (Associação dos Juízes Federais do Brasil) divulgou Nota de Repúdio neste final de semana, em relação às declarações do senador Romero Jucá (PMDB), que afirmou, em uma Nota de Esclarecimento, emitida após a deflagração da Operação Anel de Giges, executada pela PF-RR (Polícia Federal em Roraima), considerar a ação uma agressão a ele e à família dele, acusando de se tratar de “uma retaliação de uma juíza federal, que, por abuso de autoridade, já responde a processo no Conselho Nacional de Justiça. Tornarei público todos os documentos que demonstrarão a inépcia da operação de hoje”.

A entidade de classe, de âmbito nacional da magistratura federal afirmou na nota “repudiar toda e qualquer forma de ataques pessoais aos magistrados” e manifestou irrestrita defesa à independência judicial.

Os juízes apontam como “inadmissíveis os ataques à juíza federal Luzia Farias da Silva Mendonça, titular da 4ª Vara Federal de Roraima, unidade jurisdicional onde tramitam os autos da operação Anel de Giges, realizados gratuitamente, sem motivo, porque não foi a referida a magistrada foi quem proferiu as decisões desencadeadoras das diligências ocorridas no dia 28 de setembro de 2017”.

A Ajufe afirma que “a sociedade brasileira deve contar com a garantia inarredável de que cada tentativa de intimidação não retirará dos juízes federais o compromisso de atuarem com seriedade e independência, sempre considerando as provas dos autos e aplicando a lei sem fazer acepção de pessoas pelo cargo, posição ou poder econômico que ostentem. Os ataques contra os juízes federais por meio de afirmações desprovidas de fundamento e comprovação serão sempre repudiados”.