Cotidiano

Associação de transplantados quer conscientizar população

Levantamento da associação indica haver 305 pessoas fazendo hemodiálise e 70 transplantados de rins

Criada no mês de maio deste ano, a Associação dos Transplantados de Rins em Roraima, quer cadastrar para ajudar pessoas em processo de hemodiálise e pacientes já transplantados e que, hoje, precisam de acompanhamento.

Por enquanto, as reuniões são mensais. Entretanto, segundo o presidente, Silvio Teixeira, após ajustes que estão sendo feitos, a ideia é aumentar a frequência dos encontros. Também, buscar parcerias visando à realização de campanhas de prevenção contra o câncer de rim, incentivo à doação de órgãos, e respeito aos transplantados.

Levantamento da associação indica haver 305 pessoas fazendo hemodiálise e 70 transplantados de rins. Apesar do estado ainda não realizar transplantes de órgãos, o HGR já instalou a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). A comissão está habilitada a captar quaisquer órgãos disponíveis para doação.

DESAFIOS – Conforme Silvio Teixeira, inicialmente, a entidade quer cadastrar pessoas à espera ou sejam transplantados de rins, para criar carteirinhas de identificação. Com ela, o beneficiário terá garantia de direitos, como filas preferenciais, evitando conflito com outros clientes.

Outro problema do transplantado decorre da baixa imunidade. No caso internação hospitalar, é comum vê-los conviver em espaços onde há pessoas com doenças graves. Além disso, transplantados de rins não podem tomar vacina contra sarampo.

“Se o paciente tiver algum problema, um médico de Roraima não poderá nos dar receita. Quem pode fazer isso é aquele que receitou os remédios para o tratamento dos rins. No meu caso, meu médico está em Fortaleza”, relatou.

Mesmo com a ideia de focar em transplantados de rins e em processo de hemodiálise, Silvio relatou que está disposto a prestar orientações quanto ao tratamento de outras doenças. “A associação é focada em problemas renais. Mas, estamos de braços abertos para ajudar pessoas com outras enfermidades que também são comuns”.

CONTATOS – Atualmente, as reuniões entre transplantados ocorrem na Sala 2 da Igreja de Santo Antônio, rua Lambari, 425, no bairro Santa Tereza. Para mais informações, entrar em contato com Silvio Teixeira através do telefone e WhatsApp (99136-1079), ou mandar e-mail para o [email protected].

ESTADO – A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou através de nota que o Hospital Geral de Roraima desenvolve projetos como o ‘Paciente Seguro’, e o ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’.

“São ações realizadas por meio do Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS) visando reduzir o número de infecções nas unidades hospitalares”, citou a nota.

Por meio das ações previstas nesses projetos, a Sesau destacou que a CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) do HGR, tem adotado medidas para minimizar os riscos de infecções hospitalares. (P.B)

Publicidade