Política

Assembleia comemora oito anos de criação do Chame

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) celebra hoje, 25, a partir das 8 horas, no plenarinho Valério Magalhães, a comemoração de oito anos de criação do Centro Humanitário de Atendimento à Mulher (Chame), ligado a Procuradoria Especial da Mulher.

Durante o evento, o Chame promoverá um resgate histórico do Centro com a exibição de um documentário produzido pela TV Assembleia, entre outras atividades. Também para marcar a comemoração, o Centro Humanitário proporcionou palestras e atendimentos psicológicos, sociais e jurídicos à população de Alto Alegre, na inauguração do Núcleo da Assembleia Legislativa do município ocorrido ontem, 24.

CHAME – Desde a sua criação, em 2009, o Chame já atendeu mais de 12 mil mulheres, buscando a promoção de um tratamento humanizado, incentivando a quebra do silêncio da violência e uma articulação com a rede de proteção para que se tomem as medidas necessárias para a responsabilização do agressor.

Além disso, o Centro oferece acompanhamento por meio de suporte psicológico ofertado à mulher e à família; resolução de conflitos por meio de mediação com a possibilidade deformalização de acordos judiciais homologados pelo Tribunal de Justiça de Roraima, por meio do termo de cooperação técnica; além de palestras de sensibilização; execução de projetos para capacitação; notificações compulsórias na rede pública de saúde e campanhas de conscientização.

Os atendimentos às vítimas podem ser feitos por meio da ferramenta Zap Chame (via aplicativo de mensagem WhatsApp), com orientações sobre a Lei Maria da Penha, sobre a rede de proteção, entre outras ações. As pessoas podem entrar em contato por meio do telefone 98801-0522, no Zap Chame, com o número 99804-0502 ou na própria sede do órgão, que funciona na Avenida Ville Roy com a Rua Coronel Pinto, 524, no Centro.