Cultura

Artista roraimense expõe obras no Maranhão

A primeira etapa da exposição será realizada de 1º a 15 de julho pelo estado do Maranhão. Na sequência, o artista exporá seu trabalho no Piauí

Maranhão recebe, durante o mês de julho, a exposição ‘It was Amazon’, que marca a carreira do artista indígena macuxi Jaider Esbell. A primeira etapa da mostra será realizada de 1º a 15 de julho e irá passar pela Universidade Federal do Maranhão e pelo Centro de Cultura Odílio Costa Filho. A mostra é parte de uma série de ações que o artista realiza para marcar a plena atividade em arte e comunicação, como o mesmo denomina sua produção artística.

Nascido na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Jaider mora na Capital desde os dezoito anos de idade. Hoje, aos 36 anos, fala com muita clareza e serenidade do sonho que decidiu realizar, ser um grande artista, um comunicador, um contador de estórias do povo Macuxi.

“No Maranhão, como em todas as capitais, irei visitar, ao menos, uma comunidade do interior. Comunidades indígenas, quilombolas, vilas e vilarejos são o foco da visita e a intenção é socializar experiências e vivenciar as culturas dos lugares visitados”, conta o artista.

Na sequência, o artista segue para o Estado do Piauí, onde permanece de 16 a 30 de julho repetindo a mesma dinâmica e para assim atingir todos os estados brasileiros. A itinerância completa deve levar mais de um ano e não tem financiamento de qualquer natureza. Toda a logística será custeada com a venda de obras de arte do artista e de doações de clientes e amigos.

Com três livros publicados, exposições individuais e coletivas em vários estados brasileiros, além da experiência de viver e trabalhar nos Estados Unidos, o artista reconhece que seu talento ganha ainda mais força quando é colocado a serviço da coletividade. Ele optou por viver exclusivamente de produzir, vender e socializar voluntariamente suas habilidades e conhecimentos entre comunidades indígenas e tradicionais em diversas partes do Brasil, especialmente na Amazônia.

Ao longo dos cinco anos de trajetória, as práticas se intensificaram, as técnicas se aperfeiçoaram, embora o próprio artista se negue ao aprimoramento. “Busco um traço que reúna simplicidade e força, e que a identidade se estabeleça no encontro com o outro, com o espectador. A comunicação precisa acontecer, o luxo é lucro”, ressalta.

A Mostra exibe beleza e originalidade do talento nativo que se firma, pelo conjunto da obra, como um dos nomes mais destacados e importantes da Amazônia. Para conhecer mais e melhor a variedade de produtos e serviços culturais de Jaider Esbell, agende uma visita no atelier do artista!

Publicidade