Entretenimento

Artista Neuber Uchôa comemora aniversário com evento cultural

Por Carolina Uchôa
Colaboradora da Editoria de Cultura

“Muito prazer/ Estou aqui pra dizer/ Que canto pra minha aldeia/ Sou parte da teia/ Eu sou o cio da tribo” o trecho é de uma das canções mais belas e representativas para o povo de Roraima, a canção intitulada ‘Cruviana’ é do compositor Neuber Uchôa, ícone da música roraimense e da cultura amazônica. Um dos líderes do movimento cultural Roraimeira, que completa 33 anos de história, este ano.

Neuber vive a música desde os três anos de idade, quando já cantava em programas de auditório em sua terra natal, e desde lá nunca parou. O artista comemora hoje (25) 59 anos de uma vida ativa e dedicada inteiramente à música, com a energia de um curumim.

Beirando os 40 anos de carreira, sua música é referência e objeto de estudo para as novas gerações de músicos, inclusive no curso de graduação em música da Universidade Federal de Roraima, entre outras instituições de ensino e pesquisa. Acumula viagens e shows pelo Brasil e exterior. Tem parcerias com nomes importantes de outras regiões brasileiras, e muitas estão por vir.

No repertório, o artista tem 11 trabalhos gravados, entre vinis e CDs, dos quais seis deles são solos. Para esse ano, um CD com inéditas, uma coletânea e seu primeiro DVD deverá ser lançado. Além do Song Book que sairá até o final de 2018.

Neuber é um dos compositores mais gravados por bandas e artistas do norte, além de vários lugares do Brasil, a originalidade e autenticidade são as principais características da personalidade musical do artista, uma vez que construiu ao longo desses anos, um estilo próprio que passeia por ritmos genuinamente brasileiros, com influências caribenhas, devido à relação com o país vizinho, Venezuela.

As letras valorizam a estética amazônica, voltadas principalmente para os rios, animais e o cotidiano de cidades ribeirinhas, como Boa Vista, capital onde nasceu. Sua música é um universo a ser explorado. Pulsante, dançante, pra cima.

“Atualmente, mostra seu engajamento e pensamento humanista, com a campanha e música Somos Todos Hermanos, contra a xenofobia e o preconceito com imigrantes”, explica a agente cultural e filha do artista, Carol Uchôa.

PROJETOS

Cheio de projetos para este ano, o artista também deverá lançar um novo clipe, que será produzido pelo Estúdio Parixara e dirigido pela Platô Filmes com previsão para ser lançado até março.

Além disso, já tem uma viagem confirmada para Manaus, para gravar com a Cabocrioulo, o primeiro DVD da banda, que terá como música de trabalho sua canção ‘Música da luz’. A mesma canção já está nas plataformas digitais com versão reggae do cantor e compositor manauara Cileno.

CASA DO NEUBER

A Casa do Neuber é uma de suas maiores iniciativas do artista em prol da cultura local, onde abre o palco para manifestações artísticas diversas e mantém acesa a chama do orgulho e amor pelas raízes roraimenses, não deixando de abraçar o que chega de outros lugares, dando assim seguimento e sentido ao jeito roraimeira de ser e viver.

“Optei por trocar o logro da prosperidade pelo logro da posteridade. Escolhi ser um criador. De filhos e músicas: nos quais me especializei e são meus melhores feitos. Sou feliz demais com o que conquistei até aqui. Tenho tudo que preciso e o suficiente para ser feliz entre eles e um público que é ao mesmo tempo meu amigo e cúmplice, somado a amigos que são ídolos e fãs. Muita gratidão a Makunaima, por tudo isso!”, explica Neuber.

Aniversário

Hoje, a partir das 19 horas, Neuber divide palco com uma turma da pesada da música de Roraima, com direito a muita damurida e parabéns com um bolo gigante, feito tradicionalmente por sua mãe Suely Uchôa.

Entre as atrações, estão as bandas Jamrock, Bolivar Blues, Marambaya, Trio Flor do Norte (pé de serra), Kiko Britez, Euterpe, Sergio Barros, Aroma, George Farias, Eliakin Rufino e Zeca Preto (parceiros no Trio Roraimeira), Halisson Crystian, Dameric e Líber Uchôa.

Serviço
Aniversário do Neuber
Data: 25/01/2018
Local: Casa do Neuber
Horário: 19h
Endereço: Rua Paulo Pereira, 206, São Francisco (por trás do Oriental Sushi)
Ingresso: R$ 10,00