Cotidiano

Árbitros ameaçam boicotar Jogos Escolares

Comissão de árbitros esportivos cobra, do Governo, pagamento de dívida das arbitragens feitas nos jogos de 2014

Uma comissão formada por cerca de cem árbitros de várias modalidades esportivas cobra do Governo do Estado uma dívida de R$ 80 mil, referente aos serviços prestados na atuação dos Jogos Escolares do Estado de Roraima (JERs) de 2014, o maior evento esportivo estudantil. Eles ameaçam boicotar e não participar da competição deste ano caso o valor cobrado não seja quitado pela Secretaria Estadual de Educação e Desportos (Seed).

Segundo um dos árbitros da comissão, que preferiu não se identificar, o pagamento dos profissionais sempre foi feito após o termino dos jogos, o que ainda não ocorreu desde o ano passado. “Na verdade, isso já virou um hábito do governo. Sempre deixam o pagamento dos jogos realizados em um ano para o outro. Só que, devido à eleição e troca de governo, acabamos ficando sem receber”, disse.

Conforme ele, recentemente foi convocada uma reunião com representantes da comissão e do Instituto de Desportos de Roraima (IDR) para tratar sobre o pagamento da dívida. “Era para falar sobre a situação do processo de arbitragem. Informaram que o pagamento sairia em 30 dias, mas percebemos que queriam que trabalhássemos este ano sem receber o anterior”, comentou.

A atuação dos árbitros na edição deste ano dos Jogos Escolares irá depender da quitação da dívida. A categoria afirmou que não irá apitar em nenhuma modalidade se não receber o montante antes do início da competição. “Saímos da reunião esperando o aval da Secretaria de Educação sobre o pagamento, mas não tivemos retorno nenhum. A equipe só atua se o valor devido de 2014 for pago”, frisou o representante.

Para ele, as seletivas dos jogos, marcadas para este mês, já podem sofrer alterações caso a situação não seja resolvida a tempo. “Antes da fase final, tem que realizar as seletivas e, para isso, precisam da arbitragem”, explicou.

A comissão suspeita que a dívida não deverá ser quitada pelo governo, o que deve prejudicar muitos estudantes de escolas públicas e privadas da Capital e do interior, que até já iniciaram as inscrições para participarem da competição. “O IDR disse que não iria pagar porque a dívida não era do atual governo, mas não prestamos serviços para a secretaria, e sim para o governo. Nossa única forma de reivindicar é não atuando, o que vai prejudicar todo o esporte e estudantes”, frisou.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que o débito com os árbitros que atuaram nos Jogos Escolares está incluído na dívida milionária deixada pela gestão passada, para a qual também não houve previsão orçamentária para pagamento neste ano.

Conforme frisou, a “situação calamitosa das contas públicas” levou o atual governo a estabelecer medidas de contenção das dívidas da gestão passada para evitar que os serviços essenciais ficassem comprometidos. Enquanto o decreto estiver em vigência, todos os pagamentos passam por apreciação pelo Comitê Estratégico de Gestão e Planejamento (Cegep), responsável por analisar todos os processos de despesas que dependam de recursos do Tesouro Estadual e, neste primeiro momento, somente os débitos considerados prioritários são liberados para pagamento. (L.G.C)