Geral

Árbitro Roraimense vai participar de Seminário Internacional de Judô

O árbitro roraimense de judô, Paulo Cezar de Oliveira Ferreira, embarcou ontem para Vancouver, no Canadá, onde vai participar, até o dia 31 deste mês, do Seminário Internacional de Arbitragem da FIJ (Federação Internacional de Judô). O árbitro, que também é presidente da Federação de Judô do Estado de Roraima (Fejurr) foi convidado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para participar do evento internacional de arbitragem. 

No seminário, segundo informou Paulo Ferreira, serão repassadas as novas regras da modalidade que serão utilizadas pela arbitragem no Ciclo Olímpico 2018/2020, que acontecerá em Tokio, Japão.

O objetivo do árbitro Paulo Cezar no seminário é trazer as atualizações da regra para a Região Norte e, posteriormente, repassar as novidades aos árbitros, técnicos e atletas.

Entre os itens da programação do seminário estão estudos e discussões teóricas, análise de vídeos e ainda exemplos práticos, em que os árbitros terão a oportunidade de trocar o habitual uniforme formal pelo judogui no tatame.

“Essas regras foram estudadas no intuito de que na próxima Olimpíada, o judô continue tendo, não só um entendimento melhor do público, como também dará aos atletas mais dinamismo nos combates”, disse. “Fico muito honrado pelo convite da CBJ, e com mais esse aprendizado da arbitragem internacional”, ressaltou.

Paulo informou que todo ao aprendizado do seminário será repassado para os árbitros regionais.

“Tudo que for estudado nesse seminário vamos repassar para os árbitros regionais, no nosso caso, a Região I, que é a Norte, e será usado nas competições das federações realizadas este ano”, disse. “No retorno de Vancouver, passarei dois dias no Rio de Janeiro e aproveito para visitar o presidente da Confederação Brasileira de Judô, professor Silvio Acácio, e ao presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), professor Paulo Wanderley Teixeira”, afirmou.

Para participar do seminário, Paulo Ferreira teve o patrocínio das Lojas Perin, Tropical Veículos, Cruviana Turismo, Vereador Renato Queiroz, doutro Helder Girão Barreto, deputado Jalser Renier, Raul Lima, Rian Perez e Daniel Belém.