Cotidiano

Aprovados no concurso da PM buscam apoio de deputados para convocação

Uma comissão dos remanescentes do concurso 2012 da Polícia Militar esteve na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (26), buscando o apoio dos parlamentares da base aliada do Governo, Oleno Matos (PDT) e Soldado Sampaio (PCdoB), para que intercedam pela categoria junto ao Governo do Estado quanto ao agendamento das demais etapas do cronograma de convocação e, posteriormente, a posse dos 132 aprovados, sendo 103 ao cargo de Praças e 29 Oficiais.
Os deputados explicaram que a turma de aprovados já iniciou outras etapas do concurso no Governo anterior, porém não avançou com as fases seguintes.
“Mesmo sabendo da situação do Governo que levou ao contingenciamento de despesas, estamos trabalhando para conseguir o mais rápido possível agendar as datas das novas fases, que os aprovados ainda devem se submeter, inclusive o curso de formação”, explicou o deputado Oleno Matos.
O deputado disse ainda que existe uma falha nesse processo, pois faltou a homologação formal do concurso, o que já está sendo corrigido pela Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração).
“Em todo o processo do concurso não existe um ato específico de homologação do certame, isso está sendo sanado e acredito que nos próximos dias o Governo possa publicar o ato de homologação”, informou Matos.
“Esperamos que em breve a governadora Suely Campos possa definir quando serão realizadas as novas etapas, respeitando a capacidade do Estado em absorver os aprovados em relação a efetiva necessidade da Polícia Militar”, complementou Matos.
Na oportunidade, o integrante da comissão, Isaías Braz, agradeceu o apoio do bloco governista, e ressaltou que todos procuram é o entendimento em ambos os lados.
“Sabemos da real necessidade do Estado e da dificuldade financeira, mas existem pais de família que precisam trabalhar”, alegou.
Ainda disse que a intenção é contribuir com o Estado para que a segurança seja mantida.
“O quadro da PM esta defasado, as viaturas estão rodando apenas com dois policiais, e isso é complicado para garantir a segurança. Temos certeza que iremos ser convocados pela Governadora, chance que não tivemos com governos anteriores”, disse.