Política

Aprovado em 2009 pela ALE, programa ‘Universidade para Idosos’ é efetivado

Idosos a partir de 50 anos de idade podem pleitear uma das 50 vagas nos diversos cursos que serão ministrados aos sábados

Pessoas acima de 50 anos de idade já podem se inscrever em cursos de extensão no campus Boa Vista da Universidade Estadual de Roraima (UERR). O programa “Idade Ativa – Universidade Aberta à Terceira Idade” foi lançado às 10h de ontem com a presença do autor do projeto, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier (SD), juntamente com o reitor da UERR, Régis Freitas.

Os cursos englobam as áreas de informática, prevenção de acidentes domésticos, primeiros-socorros, artes e cultura, noções de psicologia, direitos dos idosos e preparação para a aposentadoria, nutrição, dentre outros. Neste primeiro módulo, serão 50 vagas para aulas aos sábados das 8h às 12h.

Os interessados têm até o dia 28 deste mês para acessarem a página uerr.edu.br, procurarem o banner do programa, baixarem a ficha de inscrição e entregá-la no campus da UERR, na sala 7, onde fica o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). As aulas começarão no dia 1º de abril e serão realizadas aos sábados, com entrega de certificados para os concluintes.

Por enquanto, somente o campus de Boa Vista estará ofertando o programa, ministrado por professores da Universidade. Mas a expectativa é de que no futuro todas as unidades de Roraima participem, e que os cursos englobem a graduação e a pós-graduação.

INCLUSÃO – O “Idade Ativa” foi criado em 2009, através da lei estadual 705 do deputado Jalser Renier. Conforme o deputado, a lei já havia sido sancionada e regulamentada, mas faltava efetivá-la – o que aconteceu somente na manhã de ontem.

“Hoje, através da UERR, tornamos realidade aquilo que para nós da ALE-RR era um sonho do passado. É um estímulo a quem tem mais de 50 anos, cujo preparo dentro da universidade muitas vezes é maior do que de garotos de 20 anos. Nossa intenção é disseminar os valores da terceira idade dentro da academia”, comemora.

O reitor da UERR, Régis Freitas, ressaltou que não há limite de idade para o programa. Inclusive, ele o considera até mais benéfico do que o Estatuto do Idoso, pois este contempla somente pessoas acima de 60 anos. “Esta lei é de extrema relevância para o Estado, e a UERR abraça esta causa que visa à interação dessa faixa etária com a comunidade em geral”, frisou.

HISTÓRICO – Roraima não é o único Estado a oferecer cursos acadêmicos voltados para a terceira idade. O primeiro foi Santa Catarina, em 1982, na sua Universidade Federal. Além disso, o Serviço Social do Comércio, ainda na década de 1970, ofertava vagas no programa “Escolas Abertas para a Terceira Idade”, em São Paulo. (NW)