Cotidiano

Aplicação de vacinas em farmácia traz benefícios para a população

Ao jornal 1020 Notícias, o presidente do Conselho Regional de Farmácia, Adônis Dutra, disse que medida pode melhorar a cobertura vacinal no país

A prestação de serviços de aplicação de vacinas em farmácias e drogarias foi o tema principal da entrevista desta terça-feira, 24, do jornal 1020 Notícias, da Rádio Folha AM. O presidente do Conselho Regional de Farmácias de Roraima (CRF-RR), Adônis Dutra, classificou a medida como benéfica para a população.

Aos jornalistas Natanael Vieira e Mirian Faustino, ele afirmou que, apesar de toda a polêmica gerada em torno da medida, a nova resolução traz maior clareza e segurança jurídica aos requisitos que devem ser seguidos pelos estabelecimentos do setor, além de reforça o que já estava convalidado na Lei 13.021/2014.

“Essa resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) foi publicada esse ano, só que nós já tínhamos uma prerrogativa para ter esse serviço tipo de serviço nos estabelecimentos de saúde, que a gente atende pelo nome de drogarias, desde a implantação da Lei 13.021/2014. Faltava apenas essa regulamentação, que acabou até gerando um embate com outras entidades da saúde. A base jurídica em relação isso está toda pautada dentro dos princípios da legalidade”, afirmou.

Dutra explicou que diferente do que levantam os órgãos de saúde contrários a medida, a resolução obriga que os farmacêuticos passem por uma série de treinamentos que visam não só a qualidade do serviço, mas também a segurança dos consumidores. Para isso, os conselhos trabalham com parcerias para oferecer os treinamentos para os profissionais da área.

“Não é qualquer farmacêutico que pode aplicar a vacina. Ele precisa passar por uma capacitação e isso vai está registrado, com certificado atestando que aquele profissional está apto para realizar esse serviço. Não é obrigatório ter nas farmácias esse tipo de serviço, mas com a abertura de mais um ponto de referência para a população, é necessário que haja maior atenção a essa questão”, completou.

A necessidade de melhorar a cobertura vacinal do país também foi outra questão mencionada pelo presidente do CRF. Para ele, a medida pode fazer toda a diferença, uma vez que pode tornar ainda mais acessível à busca da população por vacinas.

“No momento em que há uma baixa cobertura vacinal no país, seria importante que os estabelecimentos também pudessem oferecer essa opção para a população. Com um profissional habilitado, ele poderia verificar essa questão da cobertura vacinal de cada cliente. Isso elevaria os índices de vacinação aqui do Estado, que a gente sabe que está muito baixo”, complementou.