Cotidiano

Apesar da interdição, movimento na orla aumenta

Turistas e visitantes estão indo até o local tirar fotos e conferir o alto nível do Rio Branco que chegou a 8,5 metros de altura

Após a interdição da Orla Taumanan, o local vem atraindo olhares curiosos já que a plataforma está quase submergindo com a cheia. Turistas e visitantes estão indo até o local tirar fotos e conferir o alto nível do Rio Branco que chegou a 8,5 metros de altura nessa quarta-feira (05). A interdição ocorreu após parecer técnico feito pela Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil Municipal.

Uma das visitantes Célia Lopes esteve no local após receber a notícia de que o rio estaria alcançando a orla Taumanã. Ela conta que não tem o costume de ir até o local, mas como iria no centro resolveu dar uma passadinha.

“Já vi outras cheias alcançando a orla, mas esse inverno está sendo muito rigoroso, acredito que será o pior desde 2011” contou.

A estudante Dhessilini Silva também esteve no local, onde tirou uma fotografia para guardar como recordação. “Não tenho o costume de vir a orla muitas vezes, resolvi dar uma passadinha pra matar a curiosidade” contou.

A Defesa Civil está monitorando o local,  a orientação é não ultrapassar a marca de interdição para que não ocorra acidentes. No entendimento da equipe de engenheiros da secretaria, a fiação elétrica localizada na parte de baixo da plataforma pode representar risco à segurança. A cada nova ocorrência de chuvas, o nível do rio sobe e vai alcançando o piso da orla. Dessa forma, foi necessária a interdição por parte da Defesa Civil.

“A estrutura da orla está intacta, mesmo com o avanço das águas. No entanto, a fiação é algo que preocupa e, para evitar qualquer incidente, os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras, decidiram que era necessário interditar a plataforma baixa. A parte alta do local ainda está aberta à visitação, podendo ser interditada dependendo da situação do nível do rio branco”, afirmou o diretor da Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes.

A Guarda Civil Municipal vai fiscalizar a entrada da plataforma, impedindo o acesso de qualquer pessoa ao local. Já a Defesa Civil vai estar em constantes vistorias, acompanhando a todo o momento a situação das águas. “É importante que as pessoas tenham bom senso, pois se trata de uma importante medida de segurança. Por enquanto, a visitação na plataforma alta da orla está liberada”.

Com o aumento do nível do Rio Branco, mais de 40 famílias já foram retiradas de áreas alagadas localizadas nos bairros Calungá, Paraviana, Cauamé, além de uma parte do Centro e da área de interesse social Caetano Filho, o “Beiral”. Grande parte buscou apoio em casas de parentes e amigos e outros foram levados ao abrigo no bairro Caimbé.

Para dar suporte às famílias, a Defesa Civil conta com o apoio dos Bombeiros Civis, além de dispor de três caminhões, barcos, serras-elétricas e maquinários para serem utilizados em situações de emergência, como corte de árvores nas áreas atingidas. Caso seja necessário apoio, as solicitações podem ser feitas através da Central de Atendimento 156.

Chuvas – De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia sediado em Manaus (Inmet/AM), no mês de junho o acumulado de chuvas registrado foi de 236,4 milímetros, volume considerado normal. O período mais chuvoso do mês aconteceu entre 08h do dia 07 e 08 do dia seguinte, com 44,4 milímetros.

“Há previsão de chuvas para os próximos dias. Numa média de sete dias, as chuvas devem ficar dentro da normalidade para o período em praticamente todo estado de Roraima, inclusive a capital”, afirmou o meteorologista Gustavo Ribeiro.

Publicidade