Cotidiano

Apenas serviços essenciais serão mantidos durante o feriado

Por conta do feriado nacional da Confraternização Universal, comemorado no dia 1º de janeiro, não haverá expediente nas repartições públicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital. A previsão é de que as atividades só voltem ao normal na terça-feira, 2. 

Nesse sentido, a Prefeitura de Boa Vista já adiantou que apenas os serviços considerados essenciais para a população, como coleta de lixo domiciliar, Guarda Civil Municipal (GCM), urgência e emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) e Central de Atendimento 156 vão permanecer em funcionamento.

Com relação ao transporte público, a Administração Municipal informou, em nota, que haverá alterações no quantitativo de coletivos. Neste sábado, 30, a frota de ônibus será de 85%, enquanto no domingo, 31, esse número cairá para 65%, e na segunda-feira, 1º, a frota será de 85%.

Já os táxis lotação funcionarão no período das 6h às 14h no sábado e das 8h às 12h no domingo e na segunda. Havendo aumento na demanda, a Prefeitura de Boa Vista disponibilizará ônibus extras.

GOVERNO – Com relação ao funcionamento dos órgãos da Administração Estadual, o Governo do Estado confirmou, por meio de nota, que as unidades de saúde ganharam reforços para garantir atendimento à população neste fim de ano.

Todas as unidades de saúde da Capital e do interior que possuem o serviço de urgência e emergência, como o Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão, Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), Pronto Atendimento Cosme e Silva (PACS), funcionarão normalmente.

A Central Estadual de Regulação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também manterá suas atividades normais, durante 24 horas, por todo o feriado, assim como os serviços para pacientes já internados nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A Secretaria Estadual de Saúde ressaltou ainda que apenas o Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) e as unidades que realizam atendimento ambulatorial, como Clínica Especializada Coronel Mota (CECM), Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM), Núcleo Estadual de Reabilitação Física (Nerf), Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem (CCDI), só retomarão suas atividades na terça-feira, 2.

Em relação ao expediente do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), o governo informou que todos os trabalhos serão mantidos por meio de efetivo operacional ordinário. Serão empregados bombeiros especialistas em atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamento aéreo, terrestre, veicular, operações de busca e salvamento e operações de mergulho.

Além dessas atividades, o CBM manterá exclusivamente no domingo, 31, uma equipe de guarda-vidas no Rio Branco, destinada ao trabalho de orientação e prevenção a acidentes aquáticos. Nos municípios do interior, ficam mantidos os atendimentos nas companhias de Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima, com os serviços de combate a incêndios e Grupamento de Busca e Salvamento.

Além disso, todas as ocorrências envolvendo vítimas presas em ferragens, afogamentos, incêndios em residências, comércios e veículos, entre outras, devem ser comunicadas imediatamente ao telefone 193 ou pelo telefone 199 da Defesa Civil.

Já as atividades da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR) vão funcionar em regime de plantão durante o feriado de Ano Novo para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto, bem como das estações de tratamento e estações elevatórias. As agências de atendimento estarão fechadas, porém, o serviço de call center funcionará normalmente.

Em relação à segurança pública, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) vai atuar normalmente com o policiamento ostensivo em todo o Estado e atendimento de emergência pelo 190, enquanto a Central de Flagrantes da Polícia Civil, que funciona no prédio do 5º Distrito Policial, será a responsável por atender todas as ocorrências de flagrante delito.

Ainda falando sobre os trabalhos da Polícia Civil, o governo destacou que todos os Distritos Policiais terão plantão na segunda-feira, mas apenas para registro de Boletins de Ocorrência (B.O). No interior, as delegacias funcionarão em sistema de plantão, ininterruptamente. (M.L)