Política

Ângela pede gás e gasolina mais baratos

A senadora Ângela Portela (PDT) defendeu na tribuna do plenário do Senado a demissão do presidente da Petrobras, Pedro Parente, responsável pela política de preços que levou à greve dos caminhoneiros da última semana.

“Nós precisamos da empresa bem com suas contas. Mas a Petrobras foi criada para servir ao povo e não para o povo servir a ela. Entre o interesse da Petrobras e o interesse do povo brasileiro, eu fico com o povo brasileiro”, disse.

A parlamentar classificou como “catastrófica” a forma como o governo federal gerenciou a crise, que ainda não terminou – embora as reivindicações da categoria tenham sido atendidas, parte dos caminhoneiros continua a tentar bloquear estradas, provocando escassez de combustíveis e desabastecimento de alimentos e outros produtos.

Ângela destacou que Temer cedeu às reivindicações dos grevistas – zerando a PIS/Cofins e a Cide sobre o óleo diesel, reduzindo a cobrança do pedágio para os caminhões e estabelecendo piso para o valor do frete –, mas não tomou nenhuma medida para baixar os preços da botija de gás e do litro da gasolina.

“O gás de cozinha continua caro, a gasolina continua cara. A população continua vivendo com a falta de combustíveis, de gás de cozinha e de gêneros de primeira necessidade”, concluiu.