Política

Ângela cobra ação do Governo Federal diante de onda migratória em Roraima

Uma ação mais direta do Governo Federal diante da crescente chegada de venezuelanos a Roraima foi cobrada pela senadora Ângela Portela (PT) aos ministros da Justiça, Alexandre de Moraes, e da Integração Nacional, Helder Barbalho. Ela lembrou a ambos que o aumento do número de venezuelanos em Roraima chegou a um recorde histórico e pode ser considerado o maior fluxo migratório internacional já registrado no Estado desde a sua criação.

Nos últimos dois anos, disse a senadora, os pedidos de refúgio de venezuelanos cresceram quase 7.000% em Roraima – cerca de 66 vezes. Apenas nos oito primeiros meses de 2016, mais de 600 venezuelanos tinham pedido para ficar no Estado na condição de refugiados. Em 2014, foram só nove e, em 2015, pouco mais de 230.

A esse número acresce um grande número de cidadãos do país vizinho que ingressaram em território nacional e estão no Estado, demandando uma estrutura de acolhimento, segundo ela. “Sem recursos, os migrantes ocupam as praças e ruas de cidades de Roraima, em especial Pacaraima, na fronteira, e agora também na Capital, Boa Vista, entre outros municípios”, frisou.

Para a parlamentar, trata-se de situação alarmante, com homens, mulheres e crianças procurando alimentação e abrigo, sem recursos. “Tornaram-se frequentes casos de prostituição e de mendicância. E os governos locais, assim como o estadual, não têm condições de fazer frente a essa repentina onda populacional”, disse.

Está na esfera do Ministério da Integração Nacional o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, encarregado justamente do enfrentamento de situações como deslocamentos populacionais. Da mesma forma, o Ministério da Justiça conta com o Departamento de Migrações, que tem a responsabilidade de processar e encaminhar assuntos relacionados à nacionalidade e ao regime jurídico dos estrangeiros. Por essa razão, a senadora reclamou imediata ajuda federal para fazer frente aos novos desafios enfrentados por Roraima.