Política

Ângela Portela denuncia negligência federal com refugiados

Dos R$ 3,6 milhões oferecidos pelo Ministério da Saúde há 3 meses, nada chegou aos cofres do estado

Roraima não sofre com o descaso do governo federal apenas no setor energético, disse a senadora Ângela Portela (PT-RR). Segundo ela, a omissão também ocorre com a falta de apoio no atendimento aos migrantes venezuelanos que buscam melhores condições de vida em Roraima.

Dos R$ 3,6 milhões oferecidos pelo Ministério da Saúde há 3 meses, nada chegou aos cofres do estado, denunciou a senadora.

Em fevereiro, o governo de Roraima reforçou o pedido ao Ministério da Saúde, disse Ângela Portela, que lembrou que nem o estado nem o município de Pacaraima, por onde esses migrantes chegam ao Brasil, têm condições de oferecer ajuda humanitária a esses refugiados.

— A União tem que cumprir a sua parte. De acordo com os dados da Polícia Federal, o número de venezuelanos que solicitaram refúgio em Roraima cresceu mais de 22.000% nos últimos três anos. Só em 2016, mais de 2 mil venezuelanos foram à sede da Polícia Federal pedir visto na condição de refugiado e a expectativa é que, neste ano, o número de atendimentos dobre.

De acordo com o governo de Roraima, o número de venezuelanos no estado já chega a 30 mil. Muitos deles, lamentou Ângela Portela, vivem da mendicância e até mesmo da prostituição.

Fonte: Agência Senado