Política

Ângela Portela cobra agilidade no julgamento do Foro Privilegiado

A senadora Ângela Portela (PDT-RR) cobrou mais pressa do Supremo Tribunal Federal (STF) ao julgar processos abertos contra parlamentares e outras autoridades que têm foro privilegiado. É o caso, lembrou Ângela, das denúncias feitas pela Operação Lava Jato, que até agora não tiveram um caso sequer julgado pelo Supremo. 

De acordo com Ângela, a liberação de Aécio Neves pelo Senado, após suspensão do mandato determinada pelo próprio STF, não teria acontecido se o Supremo tivesse cumprido seu papel e julgado com presteza os parlamentares federais e outras autoridades denunciadas pela Procuradoria-Geral da República.

Ângela lembrou que o Senado já aprovou por duas vezes o fim do foro privilegiado, atendendo à demanda da sociedade, mas a emenda constitucional votada aguarda ainda ações da Câmara dos Deputados. “Com isso, permanecem impunes crimes comuns, que nada têm a ver com os mandatos parlamentares. Entre as infrações penais comuns estão os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, por exemplo. Até agora já são 489 autoridades com processos em trâmite no STF por esse tipo de infração”, disse. “Ao passar à população que somos coniventes com a impunidade, desgastamos não apenas a imagem do Congresso ou a do Judiciário. Desgastamos as próprias instituições do País”, advertiu Ângela Portela.