Polícia

Alvejado na Praça Germano Sampaio era foragido do AM

“Dheyk” contou que ouvia músicas que fazem apologia a uma facção criminosa, quando jovens se aproximaram, questionaram se ele era membro da facção e dispararam três tiros

Policiais civis dos estados de Roraima e do Amazonas conseguiram prender, em cumprimento a mandado judicial, Eduardo Dheyk Pontes Barroso, vulgo “Dheyk”, de 25 anos, por volta das 12h30 dessa sexta-feira, dia 27, no Hospital Geral de Roraima (HGR). Ele estava internado na unidade de saúde depois de ter sido alvejado com três tiros, na última terça-feira, dia 24.

Segundo a Polícia, ele é condenado à sentença definitiva pela prática do crime de roubo, como previsto no artigo 157 do Código Penal Brasileiro. O acusado recebeu sentença para cumprir pena de cinco anos e quatro meses de reclusão em regime semiaberto. O crime ocorreu no dia 11 de agosto de 2012, no bairro Monte Sião, na capital amazonense. 

Na ocasião, o condenado, acompanhado por outro indivíduo e mediante o uso de uma arma de fabricação artesanal, tomou a bolsa de uma mulher, sendo que ambos foram presos em flagrante delito. Apesar de denunciados pelo uso da arma de fogo, a qualificação foi descaracterizada na sentença, uma vez que o laudo pericial atestou a ineficácia absoluta do armamento em efetuar disparos. 

Na noite da última terça-feira, dia 24, ele estava na pista de skate do Parque Germano Augusto Sampaio, bairro Pintolândia, e, conforme ele mesmo informou, ouvia músicas, pelo celular, que fazem apologia a uma organização criminosa, quando três jovens em suas bicicletas se aproximaram e questionaram se ele era membro da facção descrita na letra da música.

Ele disse que negou, mas logo em seguida foi alvejado por disparos de arma de fogo que atingiram suas costas com projétil saindo no pescoço, além de outro no braço direito, o ferimento do braço precisou de cirurgia, razão pela qual ele permanece internado na unidade de saúde. 

Desde a data do crime, agentes da Polinter passaram a suspeitar da condição de Dheyk, uma vez que estava em Roraima há apenas 15 dias, e acabaram confirmando, junto à Polinter do Amazonas, sua situação de foragido da justiça. Após procedimentos formais exigidos pela lei, o condenado ficou sob a custódia de agentes nas dependências do HGR. 

O mandado de prisão Judicial foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Manaus, Capital do Amazonas, e o cumprimento feito por agentes do Amazonas se deu com a colaboração da Polinter (Polícia Interestadual) e Delegacia-Geral de Homicídios (DGH). A ação dos agentes foi coordenada pelo delegado Juraci Ribeiro da Rocha.

“Deve-se ressaltar o trabalho de parceria das Polícias Civis dos estados de Roraima e do Amazonas em mais um caso de êxito na prisão de infratores. A Polícia Civil de Roraima reforça que, qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro de foragidos da justiça poderá noticiar através dos telefones 190, 197 e celular (95) 99142-9017, diretamente com a Polinter, sendo assegurado o anonimato do denunciante”, destacou a Delegacia. (J.B)