Cotidiano

Alunos vivenciam rotina dos bombeiros

Mais de 400 alunos participam de projeto Bombeiros na Escola

Desde ontem (13), cerca de 470 alunos escola Camilo Dias, no bairro Liberdade, participam de projeto Bombeiros na Escola Bombeiros na Escola, participando de palestras e vivenciando na prática um pouco do dia a dia dos profissionais do fogo.

Um total de 30 profissionais participam da ação que vai da orientação à saúde bucal, aplicação de flúor nos alunos, às palestras para esclarecer temas como o civismo, defesa civil e prevenção a acidentes domésticos. No último dia, sexta-feira (15), será lúdico com brincadeiras como o cabo de guerra e o tão esperado banho do caminhão dos bombeiros.

Os alunos estão sendo separados por faixa etária para assistir às palestras, e afirmam ter aproveitado bastante até o momento. As informações favoritas dos estudantes são técnicas de trabalho e combate ao trote. “A experiência é boa. É bom a gente ficar informado e saber um pouco mais sobre o nosso Estado e valorizar o trabalho dos bombeiros”, disse Maria Frederico de 13 anos, aluna do 8° ano.

Armiston Santos, aluno do 7° ano disse que gostou de saber um pouco mais da dificuldade do trabalho dos bombeiros em relação aos trotes que recebem. “Não devemos passar trote porque pode ter uma casa realmente pegando fogo. Minha parte favorita foi a explicação do trabalho deles e a explicação da honra à bandeira do Brasil”.

O projeto segue com o objetivo de comparecer a uma escola por mês, sempre levando informações de forma objetiva e clara aos alunos da rede estadual no período matutino das aulas.

“É muito importante os alunos conhecerem um pouco mais sobre o trabalho dos bombeiros, em quais áreas eles podem atuar e de certa forma eles também acabam resgatando uma parte cívica como o hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional, eles tratam temas relevantes para o dia a dia dos alunos” disse Tânia Macedo, vice-diretora do colégio.

O projeto foi idealizado por Gewrly Batista, coronel e diretor de ensino do Corpo de Bombeiros. É realizado em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e da Secretaria de Educação e Desporto (Seed). Desde maio de 2017, 13 escolas estaduais, dentre elas as escolas: Diva Lima, Rita de Lucena e Maria dos Prazeres.