Cotidiano

Alunos são flagrados passeando pela Orla em horário de aula

Entre os motivos está o uso de bebida alcoólica e outras drogas, ponto de encontros amorosos ou até mesmo uma forma de passar o tempo

A história não é antiga. Desde a inauguração, a Orla Taumanan, localizada no Centro de Boa Vista, já era utilizada por estudantes uniformizados durante o horário das aulas. Passada mais de uma década, a presença dos alunos ainda é constante no local. Entre os motivos está o uso de bebida alcoólica e outras drogas, ponto de encontros amorosos ou até mesmo uma forma de passar o tempo.

A Folha recebeu denúncias de moradores sobre os hábitos dos estudantes na região. Um dos denunciantes, que preferiu não ser identificado, contou que constatou a presença da Guarda Municipal na guarita da Orla durante a semana, mas que nenhum agente impediu a atitude dos alunos. Conforme a denúncia, os jovens estavam ingerindo bebida alcoólica no local.

Na segunda e na terça, a equipe de reportagem foi ao local. Alguns alunos das escolas Ayrton Senna e São José foram vistos nas dependências do local. Em contato com os jovens, a equipe foi informada que os mesmos estavam sem aula e que estavam na Orla apenas para ‘dar o tempo de pegar o ônibus’.

À tarde, mesmo com a chuva, foi possível flagrar alunos no local, ainda que em menor quantidade. Ao se deparar com a equipe de reportagem, no entanto, os estudantes saíram correndo. “Pode vir todos os dias aqui que você vai ver vários. O que eles mais fazem aqui é usar droga. Quando a gente percebe só tem aquele cheiro de cigarro no ar”, disse o vendedor Carlos Brito.

Nos dois momentos, foi constatada a presença de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) na guarita. Um deles, que preferiu não ser identificado, contou que a presença dos alunos é constante no local, mas que a atuação da Guarda se resume à orientação. Junto aos alunos, eles perguntam o motivo de estarem no local e, caso haja suspeita, os estudantes são encaminhados à escola novamente.

Em casos relacionados ao uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, os agentes entram em contato com os pais, tendo em vista que a maioria dos jovens envolvidos na situação tem menos de 18 anos. “Às vezes eles dizem que estão sem aula, então a gente confere a situação e encaminha pra casa, se for o caso. Além disso, pedimos para que não utilizem o uniforme”, explicou um agente.

PREFEITURA – Sobre a situação, a Prefeitura Boa Vista informou que a Guarda Civil Municipal (GCM) atua no sentido de evitar a baderna e o uso de drogas por alunos e não alunos, sempre fazendo a orientação no sentido de encaminhar os alunos de volta à escola ou para casa. Havendo resistência, os pais são chamados e, a depender do caso, até o Conselho Tutelar é acionado.

GOVERNO – Ainda em relação ao caso, a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) comentou que desenvolve junto aos estudantes das escolas estaduais vários projetos com orientadores educacionais, palestras e acompanhamento individual relacionados ao perigo do uso de drogas. Além disso, informou que busca constante diálogo com as famílias para que orientem seus filhos, a fim de que não permaneçam nas praças e avenidas da cidade após o horário das aulas. (A.G.G)