Cotidiano

Alunos conhecem a rotina dos bombeiros

Cerca de 470 alunos da Escola Camilo Dias, no bairro Liberdade, estão participando do projeto Bombeiros na Escola, vivenciando a prática diária dos profissionais do fogo. Trinta bombeiros militares atuam no projeto, que também oferece orientação à saúde bucal, aplicação de flúor nos alunos, palestras para esclarecer temas como o civismo, a defesa civil e prevenção a acidentes domésticos.

Hoje, no último dia da ação na Escola Camilo Dias, os alunos poderão participar de brincadeira como cabo de guerra e o tão esperado banho de mangueira do caminhão dos Bombeiros.

Os alunos estão sendo separados por faixa etária para assistir às palestras e afirmam ter aproveitado bastante até o momento. As informações favoritas dos estudantes são técnicas de trabalho e combate ao trote telefônico. “A experiência é boa. É bom a gente ficar informado e saber um pouco mais sobre o nosso Estado e valorizar o trabalho dos bombeiros”, disse Maria Frederico de 13 anos, aluna do 8° ano.

Armiston Santos, aluno do 7° ano, disse que gostou de saber um pouco mais da dificuldade do trabalho dos bombeiros em relação aos trotes telefônicos que recebem. “Não devemos passar trote porque pode ter uma casa realmente pegando fogo. Minha parte favorita foi a explicação do trabalho deles e a explicação da honra à bandeira do Brasil”, comentou.

A vice-diretora da escola, Tânia Macedo, afirmou que é importante os alunos conhecerem o trabalho dos bombeiros militares. “Eles estão aprendendo em quais áreas podem atuar e, de certa forma, também acabam resgatando uma parte cívica, como o hasteamento da bandeira e a execução do hino nacional. Eles tratam temas relevantes para o dia a dia dos alunos”, disse.

O projeto foi idealizado pelo diretor de ensino do Corpo de Bombeiros, coronel Gewrly Batista, e deve ser realizado em uma escola por mês, sempre levando informações de forma objetiva e clara aos alunos da rede estadual no período matutino das aulas. O Corpo de Bombeiros conta com a parceria das Secretarias de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) e de Educação e Desporto (Seed). (G.L)