CENTRO
Alunos ‘matam’ aula para consumir drogas embaixo da Orla Taumanan
Por Luan Guilherme Correia
Em 04/02/2016 às 00:29
Estudantes não se importaram com a presença da equipe de reportagem da Folha e até acenaram para a câmera (Foto: Rodrigo Sales)

Um grupo de dez estudantes de escolas estaduais foi flagrado, na manhã de ontem, por volta das 10h30, ‘matando’ aula para consumir drogas em uma das plataformas da Orla Taumanan, localizada no Centro Histórico de Boa Vista. Os adolescentes também aproveitavam que a seca no Rio Branco formou uma praia no local e tomavam banho em horário que deveriam estar na escola.

Os alunos estavam caracterizados com uniformes das escolas estaduais Ayrton Senna da Silva e São José, que ficam próximas da Orla, e Camilo Dias, localizada no bairro Liberdade, zona Oeste. O flagra foi feito pela reportagem da Folha, que produzia uma matéria sobre a seca histórica do Rio Branco.

Enquanto uns se arriscavam tomando banho próximo a vários bancos de areia, outros preparavam pequenas “trouxinhas” que aparentavam ser maconha. Próximo das bolsas, também foi possível avistar carteiras de cigarro e garrafas de bebidas alcoólicas. Ao avistarem a equipe, os alunos não se intimidaram e fizeram até gestos positivos como acenos para a câmera do fotógrafo.

Questionado sobre o motivo de estar fora da escola em horário de aula, um dos alunos afirmou que o grupo estava apenas se divertindo. “Fomos liberados mais cedo e viemos para cá. Só viemos tomar banho e nos divertir um pouco”, disse.

Após passar alguns anos abandonada, a Orla passou por reformas e foi recentemente inaugurada no final do ano passado. No local, foram construídas guaritas de vigilância da Guarda Civil Municipal (GCM), mas a equipe de reportagem não encontrou nenhum agente trabalhando para coibir a presença de alunos.

À Folha, um conselheiro tutelar, que preferiu não se identificar, informou que em casos como esse a entidade age somente por meio de denúncias. “Se nós constatarmos que o fato está ocorrendo, nós entramos em contato com as escolas e elas produzem um relatório. Também intimamos o pai, que é o responsável legal pelos menores”, afirmou.

Conforme ele, se constatada a veracidade da denúncia, o responsável pelos adolescentes poderá responder criminalmente. “Se não tomar atitude para recuperar o filho, o pai pode ser responsabilizado. Mas em alguns casos o Estado também tem culpa, porque a responsabilidade pelo aluno em horário de aula é da escola”, explicou.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que não houve registros de alunos das escolas Ayrton Senna, São José e Camilo Dias que deixaram as unidades de ensino antes do término das aulas na manhã de quarta-feira, 03.

A direção das escolas ressaltou que, quando os alunos são liberados antes das 11h45, os pais são informados. Conforme a direção, existem situações em que o aluno sai de casa usando o uniforme da escola, mas não aparece até a unidade.

PREFEITURA – Também em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que a Guarda Civil Municipal tem um policiamento fixo na Orla Taumanan, além de patrulhamento feito por viaturas nesse local. “O patrulhamento é feito na plataforma superior, inferior, por baixo da orla, além da Intendência de Turismo, ou seja, é um espaço grande para os guardas cobrirem e, por essa razão, a equipe de reportagem não os encontrou no posto de vigilância”, frisou.

Informou ainda que uma das ações já desenvolvidas pelas equipes na orla é justamente evitar que adolescentes fardados fiquem no local em horário de aula. Eles orientam e levam os adolescentes de volta à escola. Em alguns casos, acionam o Conselho Tutelar e, em outros, já encaminham os adolescentes para a residência. A prefeitura afirmou que irá reforçar a ação no local citado, atendendo a demanda da população. (L.G.C)

Saúde Caburai disse: Em 07/10/2017 às 02:15:47

"É BOM JAIR SE ACOSTUMANDO ....PEIA NOS ALUNOS E PAIS, SÓ..."

Manuel disse: Em 04/10/2017 às 09:58:45

"Ei pessoal, sacanagem deixemos os nossos futuros jumentinhos se divertirem... quem sabe o governo até crie mais um tipo de bolsa vagabundagem para ajudar ai o pessoal."

Camilla Lira disse: Em 04/02/2016 às 14:28:43

"a culpa e toda dos pais porque concerteza nenhum deles mora la pro centro mora tudo nas periferias e faz os pais matricula-los em escolas no centro. so pra fazer coisas como essas ai.nao importa a escola em que se estuda quando se quer ser alguem.pode ser na pior escola...o certo e que todos estudem perto de casa para os pais acompanherem de perto.."

Máximo Poder disse: Em 04/02/2016 às 12:54:39

"Não sei aonde está a novidade nisso. Cadê os pais dessas beldades "

Carlos Amazonas disse: Em 05/02/2016 às 20:10:45

"Muita taca,e pouca comida já melhora um pouco "