Cotidiano

Alto Alegre e Cantá vacinam menos da metade das crianças

Os dois municípios foram alertados pelo Ministério da Saúde a organizar e readequar a rede de saúde para melhorar a estratégia vacinal

O Ministério da Saúde divulgou alerta nesta última terça-feira, dia 4, a respeito do risco da poliomielite, erradicada desde 1990 do país, voltar a se alastrar no Brasil, devido a baixa cobertura vacinal em mais de 300 municípios, com índices abaixo de 50% de imunização das crianças menores de cinco anos. Dentre as cidades em estado de alerta duas são de Roraima: Cantá, com apenas 47,51% das crianças vacinadas e Alto Alegre, com 46,09%.


Diante dos dados são do PNI (Programa Nacional de Imunizações) do Ministério da Saúde, a coordenadora do programa, Carla Domingues, explica que o risco existe para todos os municípios que estão com coberturas abaixo de 95%. 


“Temos que ter em mente que a vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite e de outras doenças que não circulam mais no país. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. É uma questão de responsabilidade social”, destacou.


Para as cidades que estão abaixo da meta de vacinação, o Ministério da Saúde tem orientado os gestores locais que organizem as redes, inclusive com a possibilidade de readequação de horários mais compatíveis com a rotina da população brasileira. Outra orientação é o reforço das parcerias com as creches e escolas, ambientes que potencializam a mobilização sobre a vacina por envolver também o núcleo familiar. Outro alerta é para que estados e municípios mantenham os sistemas de informação devidamente atualizados.


Carla Domingues reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos, em especial das crianças menores de cinco anos que devem ser vacinadas, conforme esquema de vacinação de rotina. “As vacinas ofertadas pelo SUS estão disponíveis durante todo o ano, exceto a da gripe que faz parte de uma campanha e exige um período específico de proteção, que é antes do inverno”, observou, destacando que uma oportunidade de atualizar caderneta será na próxima Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que será realizada no período de 6 a 31 de agosto de 2018.

A FolhaWeb tentou saber junto as Prefeituras do Cantá e Alto Alegre o que ocorreu para registrarem esse baixos índices de vacinação e que providências serão adotadas para contornar essa situação, no entanto não conseguiu contato.


PARALISIA INFANTIL – A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.


A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar). A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus.