Esporte

Ala do Tiradentes Sub-20, Maxivan, fala da carreira nas quadras

O atleta disputou seu primeiro campeonato da Federação Roraimense em 2009, pelo Sub-9 com a camisa do Sest-Senat onde foi campeão na edição daquele mesmo ano.

Um dos destaques no time vice-campeão do Campeonato Roraimense de Futsal na categoria Sub-20, Maxivan Sousa de 17 anos, contou um pouco de sua carreira. Defendendo a camisa do Tiradentes, o ala disputou a grande final do Estadual 2018 e perdeu para a equipe do Constelação no último dia 10.

O auge do atleta foi em 2017, ao vencer a fase Estadual dos jogos Escolares de Roraima e também junto com seus companheiros de equipe da CEM-V Luiz Ribeiro de Lima, voltaram de Natal/RN como vice-campeões nacionais pelo Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

O atleta disputou seu primeiro campeonato pela Federação Roraimense em 2009, quando pelo Sub-9 com a camisa do Sest-Senat onde foi campeão na edição daquele mesmo ano. Em 2014, foi campeão em cima do Independente no Sub-14, e 2015, novamente levantou a taça desta vez pelo Sub-15 com vitória sobre o Vivaz. Desde lá.

Passado a competição do Sub-20, Maxivan relembrou seu início de carreira como jogador: “Eu com oito anos fui jogar na escolinha do Cruzeiro, na época era Sest-Senat, meu tio Robson que me levou pra lá, agradeço muito a ele, foi uma pessoa muito importante na minha vida. Além dele, meus pais (Eliane mãe e Edmar pai) que sempre me incentivaram. Meu tio me deu meu primeiro par de chuteiras, um par de meião, e a caneleira, que me lembro até hoje era bem velinha mesmo que era pra eu treinar”, contou.

Sobre a experiência de ter representado Roraima no nacional da CBDE, o atleta disse: “O campeonato foi experiência muito boa pra mim. Lá vivenciei jogos de várias equipes de todo o Brasil, com várias táticas e estilo de jogo diferente que eu agreguei no meu estilo de jogo”, afirmou.

“Meus pais são pessoas importantes na minha vida, que me apoiaram desde o início e toda vez que eu jogo penso neles. Que me incentivaram, me apoiaram desde o início e me ajudam até hoje como podem. Meu tio que me ensinou esse caminho. Meu amigo Ernan, desde criança era nosso sonho ser jogador, a gente sempre jogou, aqui na rua, aqui no bairro. Tem o professor Rodrigo (Viana), que é um cara que eu me espelho muito nele, me ajudou muito, muito mesmo, é um amigo, um pai e eu sou muito grato a ele por ter me ensinado o futsal e me ensinado os caminhos da vida”,completou.

O jogador comentou brevemente sobre a campanha do Tiradentes neste ano no Estadual Sub-20: “A nossa participação foi boa, por ter chegado à final. Claro que a gente queria ser campeão, mas em geral nossa participação foi boa sim, por se tratar de uma equipe jovem que tem mais dois, três anos de Sub-20. E é continuar trabalhando, manter o foco que Deus vai abençoar”, explicou.

Em 2016, na Copa Thiago Maia, Maxivan foi destaque ao ser o artilheiro na competição Sub-16. O jogador foca agora no Campeonato Estadual de Futebol Sub-20, onde vai defender a camisa do Baré.

O atleta teve passagem pelos clubes no futsal: Assincra/Sest-Senat, Barcelona, CF Real Madrid, Independente, Tiradentes. No futebol de campo: Escolinha do Cruzeiro, Primavera FC, Cemini FC, atualmente treinando no Baré EC.