Cotidiano

Água parada em carros parados em pátio preocupa moradores

O pátio fica próximo a parte onde um abrigo foi montado para abrigar venezuelanos

Os moradores que residem próximo ao Palácio Latife Salomão, no Centro, dizem estar preocupados com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em razão de inúmeros veículos e sucatas que se encontram na área externa do local. A parte externa do prédio, pertencente ao Governo do Estado, está cedida para o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Na parte interna, imigrantes venezuelanos estão abrigados.

De acordo com os vizinhos ouvidos pela reportagem da Folha, o local pode se tornar um imenso criadouro do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya e zika. Os carros ficam expostos ao tempo e ficam repletos de água em dias chuvosos, aumentando o risco de proliferação.

Um servidor público que mora próximo ao local e optou por não ser identificado disse que os moradores chegaram a questionar se estes veículos iriam permanecer por muito tempo no local. Eles foram informados que os veículos pertenciam ao Tribunal de Justiça e seriam leiloados.

“Nossa preocupação é que neste período de inverno aumenta consideravelmente o número de casos de dengue. Alguns veículos estão sucateados e estão expostos ao tempo sem nenhuma proteção. Nós cuidamos de nossa residência para que não surjam focos da doença. A gente sabe que ali acumula muita água nos carros e nas sucatas, por isso estamos apreensivos quanto à permanência por muito tempo neste local”, declarou.

Segundo o morador, em dias de chuva, a situação se agrava. “Quando chove, muita água fica acumulada por vários dias e isso pode contribuir para a proliferação dos mosquitos. Como foi anunciado, a capital teve um registro muito grande de casos notificados da doença em 2017 e por isso estamos temerosos com essa situação”, relatou.

Outra moradora, que reside próximo ao local, relatou que alguns veículos até se encontram em condições de uso, porém outros são verdadeiras sucatas e só servem para acumular água das chuvas. “O porta-malas aberto, sem proteção, pode virar uma banheira a céu aberto em dias de chuva. Isso pode se tornar um problema sério, caso não tenham o devido cuidado de pelo menos verificar em quais condições se encontram estes veículos. Uma inspeção ao local já resolveria este problema e o órgão responsável pela tutela destes automóveis pode até providenciar o reparo destas questões. Até a destinação final destes bens é possível uma melhor conservação para que não se deteriorem tanto”, observou.

OUTRO LADO – O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) informou que os veículos que foram armazenados no pátio do prédio Latife Salomão são oriundos de roubos e furtos, organização criminosa e de crimes comum, e serão realizados leilões eletrônicos e presenciais para dar destinação a eles. Os veículos já foram cadastrados e identificados nos processos judiciais.

O órgão destaca ainda que no dia 11 do mês passado fez a detetização do prédio e dos veículos estacionados no pádio, como forma de preveni a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Uma nova detetização deve ser feita em junho. (R.G)